Os maiores erros ao pedir aumento de salário

Negociar um aumento de salario pode ser mais fácil do que parece. Optar por um momento certo para conversar e ter na ponta da língua argumentos concretos para apresentar como justificativa para receber esse valor a mais mensal, são os primeiros passos para solicitar um salário maior. É importante também estar atualizado sobre sua posição no mercado de trabalho. Mesmo assim, preste atenção nessas atitudes antes de ir falar com o chefe:

Erros cometidos para pedir aumento (Foto: Divulgação)

Blefar é um erro na hora de pedir aumento

Não use uma proposta de emprego falsa para tentar barganhar um aumento salarial. A honestidade é um dos pontos mais importantes em uma negociação com seu chefe. Mentir pode fazer o seu bom trabalho cair em descrédito.

Apelar para o lado emocional não é uma boa estratégia

Falar sobre questões pessoais na hora de pedir aumento salarial não é uma saída estratégia. Por isso, nada de dramas pessoais na hora de ter esse papo com seu gestor. Empresas pagam mais para seus funcionários quando ele faz por merecer e não quando a pessoa passa por turbulências financeiras.

Peça aumento salarial do jeito certo (Foto: Divulgação)

Falar fora de hora anula sua chance de aumento

Algumas empresas repensam salário de funcionários de tempos em tempo, a cada 12 meses, mais ou menos. Quem se precipita e fala com o chefe no mês errado pode adiar o aumento. Procure especular na companhia se realmente existe esse tipo de regra na sua empresa e fique atento para não perder a chance de receber um salário maior. Também procure falar com seu chefe quando ele estiver aberto ao diálogo, longe de picos de estresse.

Falta de preparo não te credencia para pedido de aumento

Na ansiedade de conseguir um aumento, a pessoa esquece que necessita se preparar para conversar com o chefe, fazendo uma lista de suas últimas evoluções no emprego e projetos para o futuro, além de analises que possam ajudar a companhia. Respire fundo, mantenha a calma e não deixe a ansiedade tomar conta.

Escolher a abordagem errada também não ajuda

O humor do chefe é muito importante na hora de pedir um aumento. Se ele está passando por um momento complicado, com muitos compromissos e reuniões, por exemplo, a chance de você conseguir uma resposta positiva é quase nenhuma. Além disso, nada de fazer piadas durante o pedido de aumento, ou ser agressivo, tenha em mente que você pode colocar tudo a perder assim.

Reply