Os índios mais famosos do mundo

Ao contrário do que a maioria pensa a respeito dos costumes dos índios, acerca de isolamento e hospitalidade, eles vêm demonstrando que isso mudou,…

Por Redacao em 19/04/2012

Txucarramãe Raoni em sua tribo (Foto: Divulgação)

Ao contrário do que a maioria pensa a respeito dos costumes dos índios, acerca de isolamento e hospitalidade, eles vêm demonstrando que isso mudou, sendo cada vez mais comum a presença dos mesmos em nossos ambientes comuns, e muitos deles recorrendo “ao mundo dos brancos” para garantir seus direitos à terra e preservação ambiental.

Muitos deles morrem por defender suas terras e fizeram parte da nossa história desde o descobrimento do Brasil. A começar pelos dois caciques no Brasil, Juruna e Raoni, ambos recorreram aos brancos para resolver os problemas das tribos. O xavante Juruna nasceu em uma aldeia próxima a Barra do Garças (Mato Grosso) em 1942. Seis anos depois sua aldeia é contatada  pela primeira vez pela expedição do sertanista Chico Meirelles. Em 1959 resolveu deixar a aldeia e conhecer de perto a vida dos homens brancos.

Eunice Baia no filme Tainá 3 (Foto: Divulgação)

Juruna viveu a vida de branco por alguns anos, e na década de 70 ficou famoso por percorrer os gabinetes da Funai em Brasília  lutando pela demarcação xavante. Em 1981 foi eleito deputado federal pelo PDT e com o término do mandato foi abandonado pela tribo e ficou na miséria em Brasília. O txucarramãe Raoni também disputou as eleições, entretanto perdeu. Foi destituido do cargo de cacique dos caipós-txucarramães por Tutu Pompo. O ex-cacique perdeu na tribo mas ganhou o mundo acompanhando o cantor String, correu o planeta sendo recebido por alguns dos políticos mais poderosos do planeta na época, conseguindo dinheiro e atenção para a causa indígena no Xingu e Amazônia. Nascido em 1942, Raoni teve um documentário dirigido em 1976 pelo francês Jean-Pierre Dieleux.

Essa é a imagem da verdadeira Pocahontas (Foto: Divulgação)

No cinema alguns índios ficaram famosos por representar personagens como no filme Tainá, onde a pequena índia luta para defender a floresta dos caçadores que sequestram aves e outros animais para o mercado negro. Essa personagem é representada por Eunice Baiá, descendente de índios, ela foi escolhida entre 3.000 candidatas para o mesmo papel.
Outra personagem bem conhecida do público é a Pocahontas, conhecida principalmente por crianças pelo desenho animado da The Walt Disney Company. A história conhecida é diferente da história real. Pocahontas foi uma índia powhatan que se casou com o inglês John Rolfe, e seu pai governava uma área que abrangia quase todas as tribos vizinha do litoral. Pocahontas era um apelido de infância, seus nomes verdadeiros eram Matoaka e Amonute. A vida de Pocahontas deu margem a muitas lendas, tudo o que se sabe foi transmitido de uma geração para a outra.

Top