Os incômodos na puberdade

Por volta dos 11 aos 13 anos, o corpo dos meninos, assim como das meninas começa a sofrer alterações. Isso acontece, porque os hormônios…

Por Editorial MDT em 14/03/2013

Por volta dos 11 aos 13 anos, o corpo dos meninos, assim como das meninas começa a sofrer alterações. Isso acontece, porque os hormônios estão no seu auge, de forma a preparar o organismo para a fase adolescente e adulta. No entanto, algumas alterações podem surtir efeitos adversos. Conheça os incômodos na puberdade.

Conheça os problemas causados pela puberdade precoce. 

Um dos principais incômodos entre os adolescentes, são as espinhas. (Foto: divulgação)

A puberdade e o ganho de peso

Uma minoria dos pré-adolescentes podem passar ilesos dos problemas de ganho de peso. Isso se deve, principalmente, a presença do “estirão” de crescimento. Além disso, a parte genética pode interferir, sendo que alguns adolescentes podem não apresentar tendência para engordar. Vale ressaltar que esse ganho ponderal é mais visível entre as meninas, sendo mais visualizado um aumento dos quadris, das pernas, das mamas e, até mesmo, da barriga. No entanto, para evitar os quilos extras, é ideal que eles adotem hábitos saudáveis, como realizar uma dieta balanceada, associada a prática de exercícios físicos.

Acne – a grande vilã

A acne é um problema muito comum entre os pré-adolescentes. Essa mudança tem como consequência, a alteração dos hormônios. No entanto, é possível alterar esse fato, através da ajuda de um profissional, o qual indicará o uso de medicamentos ideais para o tratamento das espinhas e dos cravos.

As alterações hormonais podem trazer diversos incômodos na puberdade. (Foto: divulgação)

O aumento de pelos pelo corpo também é um incômodo

O aumento dos pelos no corpo, é uma dos primeiros estágios de puberdade do adolescente. Esse crescimento demonstra que está havendo um desenvolvimento sexual. Em geral, esse fato incomoda, em especial, as meninas, o que as leva a buscar formas para diminuir ou eliminar o aumento dos pelos. Entre os métodos utilizados, podemos citar a lâmina e a cera, que podem ser ótimas opções.

Entre as meninas, o crescimento das mamas pode ser um incômodo

O crescimento das mamas também é um marco de desenvolvimento sexual, entre as mulheres e que é uma consequência das alterações hormonais. Quando essa fase tem início, é ideal que as adolescentes iniciem o uso de sutiãs. Isso evita que esse crescimento se torne um incômodo.

As alterações do humor, também podem incomodar os pré-adolescentes

As grandes variações dos hormônios sexuais podem deixar os sentimentos mais sensíveis. Isso é mais evidente entre as meninas, que é manifestada, essencialmente, como a tensão pré-menstrual. No entanto, esse incômodo pode ser reduzido através da ajuda de um especialista.

As alterações do humor são muito comuns entre os adolescentes. (Foto: divulgação)

A fase pré-adolescente é um período de mudança, devido às alterações hormonais. Devido a isso, pode trazer muitos incômodos entre as meninas e os meninos. No entanto, através da ajuda de um especialista e da adoção de algumas atitudes, é possível amenizá-los.

Conheça os primeiros sinais da puberdade.

 

Top