Os hackers mais famosos do mundo

A palavra hacker é imediatamente associada a um criminoso virtual. Porém, quem vive no meio cibernético sabe que algumas pessoas podem ter esse adjetivo…

Por Élida Santos em 01/02/2013

A palavra hacker é imediatamente associada a um criminoso virtual. Porém, quem vive no meio cibernético sabe que algumas pessoas podem ter esse adjetivo atribuído por ter uma dedicação excessiva com relação a programação de computadores, mas não necessariamente usam esse conhecimento para cometer nenhum tipo de crime. Já outros gênios da informática aproveitam suas descobertas e aplicam em violações de sites que geram grande rentabilidade financeira, ou até optam por criar programas para enganar usuários da rede por meio de mensagens eletrônicas. São muitos os motivos que levam essas pessoas com domínio excessivo em ferramentas digitais a fama e a contravenção (algumas vezes). Conheça a seguir os principais nomes de hackers.

Leia mais sobre: Apple contrata hacker que desbloqueou o Iphone

Invasor do site da Nasa (Foto: Divulgação)

Jonathan James foi o hacker que invadiu o sistema da Nasa

O que Jonathan James queria era mostrar para todo o mundo que a Nasa, e os Estados Unidos como um todo não é assim tão seguro quanto se parece. Pelo menos em questões de segurança da informação. Com apenas 15 anos de idade o menino descobriu um meio de parar o sistema do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e da Nasa, além de ter acesso a informações desses órgãos que eram sigilosas, tudo isso sem sair de frente de um PC.

Jonathan foi o primeiro adolescente preso nos EUA por crimes digitais, mesmo não tendo feito uso dos dados que pode ver. Esse com certeza é um dos hackers mais famosos do mundo e que motivou uma melhora na segurança desses órgãos norte-americanos, que passaram a investir mais em tecnologia para esse tipo de serviço.

Adrian Lamo ajudou o FBI (Foto: Divulgação)

Adrian Lamo virou um “hacker do bem”

Adrian Lamo ficou famoso após quebrar a segurança de redes de companhias muito conhecidas, como Yahoo!, Microsoft e Ameritech. Depois de aprontar muito na web acabou sendo preso (o jovem invadiu o site do New York Times). Recentemente, Adrian Lamo ajudou o FBI a prender o soldado Bradley Manning, suspeito de ser uma das fontes do site Wikileaks, que divulgou informações confidenciais. A atitude de Lamo gerou muita polêmica e o fez ficar entre os hackers mais conhecidos do planeta.

Saiba mais sobre: Hackers invadem site da presidência da república 

Criador do sistema Linux (Foto: Divulgação)

Linus Torvalds é o criador do Linux

Reparou a semelhança com um certo sistema operacional e o nome desse hacker? Linus é o “pai” do Linux e conseguiu inventar o software depois de muito de muito aplicar e desempenhar seus conhecimentos de hacker. A diferença dele para os outros famosos gênios da web é que optou em usar sua inteligência para fazer dinheiro de um modo legal.

Kevin trapaceou a seu favor (Foto: Divulgação)

Kevin Poulsen ganhou fama e um Porsche 944 S2 por fazer uso de seus conhecimentos de hacker

Parece até história de filme, mas Kevin Poulsen usou a sua inteligência de hacker para ganhar um Porsche 944 S2. O rapaz invadiu a central telefônica de Los Angeles, interceptou as ligações dos demais ouvintes de uma rádio que estavam concorrendo ao prêmio e garantiu que fosse o 102º a ligar na KIIS-FM, de Los Angeles, pois somente registrando essa marca ganharia o prêmio.

George Francis Hotz faz parte da nova geração de hackers (Foto: Divulgação)

Conheça outros hackers inesquecíveis

– Robert Morris

Esse foi o criador do primeiro vírus a infectar computadores conectados à internet, em 1988, quando ficar online era algo para poucos.

– Kevin Mitnick

Esse hacker chegou a ser o mais procurados pelo FBI, pois invadiu computadores de grandes companhias. Em 1995 foi preso e passou três anos em liberdade condicional, sem poder se conectar à rede. Hoje, possui uma companhia de consultoria em segurança de computadores.

– Tsutomu Shimomura

Quem ajudou na prisão de Kelvin foi o hacker Tsutomu Shimomura que rastreava os crimes virtuais do contraventor.

– George Francis Hotz

O gartoto também é conhecido como geohot é ajudou a desvendar o desbloqueio do iPhone, criou um Jailbreak para o iPhone OS e, mais recentemente, conseguiu descloquear o Playstation 3.

Top