Os efeitos da agressão sobre a criança

A violência infantil é um problema que, na maioria das vezes, ocorre dentro do ambiente familiar e pode afetar a crianças de diversas maneiras.…

A violência infantil é um problema que, na maioria das vezes, ocorre dentro do ambiente familiar e pode afetar a crianças de diversas maneiras. Em grande parte dos casos é possível identificar o reflexo desse tipo de violência no desempenho escolar do pequenino, seus relacionamentos e até mesmo em seu desenvolvimento emocional. Acabe com as principais dúvidas e conheça os efeitos da agressão sobre a criança.

A agressão infantil apresenta várias sequelas. (Foto: divulgação)

A violência contra a criança

A criança não é agredida apenas fisicamente, por beliscões e puxões de orelha. Existem outras formas, mais sutis, porém não menos cruéis, de machucar os pequeninos. Saiba quais são as formas de violência:

  • Hostilidade verbal: gritos, xingamentos com ameaças;
  • Negligência: o adulto, responsável pela criança, deixa de lhe prover as necessidades básicas para um adequado desenvolvimento físico ou psíquico;
  • Desprezo: esse tipo de violência se caracteriza por uma atitude de depreciação mediante qualquer tentativa da criança de tomar iniciativas, além de não valorizar as ideias e opiniões infantis ou comparar o pequenino com outras crianças, menosprezando-o;
  • Abandono físico e emocional: ocorre quando os pais acabam ficando ausentes por longos períodos, deixando os filhos aos cuidados de outras pessoas;
  • Rejeição: Além de desprezar a criança e reprovar seus atos, os adultos responsáveis raramente manifestam qualquer forma de carinho.

A violência doméstica, isto é, qualquer comportamento violento provocado por adultos num lar, merece destaque. Apesar de nem sempre esse tipo de agressão ser realizada diretamente contra o pequenino, seus efeitos são devastadores. Estudiosos afirmam que assistir uma cena de violência entre adultos de sua confiança, apresenta um efeito muito mais negativo sobre o desenvolvimento infantil do que assistir filmes violentos na TV.

A agressividade é uma das consequências. (Foto: divulgação)

Como a violência afeta a criança

A forma como a violência afeta a criança depende, em parte, do tipo, gravidade da violência e da frequência com que é realizada. Os primeiros efeitos da agressão sobre a criança que é possível de se perceber estão relacionados com a agressividade, depressão, estresse pós-traumático e até mesmo dificuldade de aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades.

Leia Também:  Aprenda a aplicar as unhas postiças

O problema é que a reação de estresse gerada pela exposição à violência não é apenas imediata, e o efeito perdura por longos períodos. Infelizmente o assunto não é muito estudado, e ainda existe carência de informações com relação os efeitos em longo prazo. Entretanto, sabe-se que o desenvolvimento das habilidades sociais podem ser comprometidas seriamente. Os altos níveis de estresse estão relacionados com alterações nas concentrações de hormônios como o cortisol, podendo culminar em diversos problemas de saúde.

A violência familiar é um problema grave. (Foto: divulgação)

Os efeitos da agressão sobre a criança são devastadores e impedem seu adequado desenvolvimento psicossocial. É preciso conhecer bem as formas de violência infantil, para identificar e combater qualquer situação desse tipo.

Top