Os diferentes efeitos das drogas no corpo

Não é novidade que as drogas fazem mal para a saúde e podem provocar uma série de problemas, dos mais variados tipos. Entretanto, as…

Não é novidade que as drogas fazem mal para a saúde e podem provocar uma série de problemas, dos mais variados tipos. Entretanto, as manifestações clínicas podem variar bastante, de acordo com a quantidade e o tipo de droga utilizada. Esclareça algumas dúvidas sobre o assunto e fique por dentro dos diferentes efeitos das drogas no corpo.

Nem todos conhecem os efeitos das drogas no organismo. (Foto: divulgação)

Efeitos das drogas lícitas

  • Álcool

É uma droga que inicialmente torna a pessoa mais desinibida e causa certo estado de euforia. Entretanto, o efeito depressor se sobressai à medida que atua no sistema nervoso central, diminuindo a capacidade de raciocínio, reflexos, coordenação motora e julgamento, podendo até mesmo provocar duplicidade de visão. Em situações extremas pode levar ao coma e morte.

  • Tabaco

A nicotina do tabaco demora apenas 9 segundos para atingir o sistema nervoso central, onde atua inibindo o apetite e aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Efeito das principais drogas ilícitas

  • Maconha

A maconha é bastante famosa por deixar vermelhos os olhos dos usuários. Outro sintoma comum do uso da maconha é o aumento de apetite e a secura na boca. Essa droga é capaz de mudar a percepção do tempo, dando a impressão de que flui mais lentamente. Os reflexos e a coordenação motora também são afetados e o indivíduo sente bastante dificuldade em se expressar verbalmente.

O álcool é uma droga lícita que pode ser muito prejudicial à saúde. (Foto: divulgação)

  • Cocaína

Essa droga atua no sistema cardiocirculatório, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial. Também funciona estimulando a ansiedade e aumentando o estado de alerta, movimentos e velocidade de raciocínio. Os usuários desse tipo de droga passam por uma intensa sensação de poder.

  • Crack
Continuar Lendo  10 dicas para emagrecer sem sair de casa

Seu efeito é extremamente efêmero, durando apenas 10 segundos após a inalação da fumaça. Os principais sintomas do uso do crack são excitação, estado de euforia e aumento da frequência respiratória, seguida por um estado depressivo, que costuma ser acompanhado da crise de abstinência. É a droga que vicia mais rápido e que é capaz de matar em menor tempo.

  • Heroína

Usada de forma intravenosa, é capaz de provocar, durante poucos segundos, uma sensação intensa de euforia, bem-estar e prazer. Esse estado é seguido por uma fase de letargia, em que a pessoa se sente flutuando.

  • Ecstasy

Essa droga sintética é capaz de provocar alucinações, ao mesmo tempo em que estimula o sistema nervoso central. O resultado é um aumento significativo da temperatura corporal, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

  • LSD

Os sintomas incluem dilatação das pupilas, sudorese profusa, tremores pelo corpo e perda do sono. Essa droga é capaz de causar alucinações, com sensações desagradáveis ou não, que podem durar por até 6 horas.

A cocaína atua principalmente no sistema cardiovascular. (Foto: divulgação)

Usuários de entorpecentes podem apresentar uma série de sintomas, que variam conforme a substância utilizada. Conhecer mais sobre o assunto é mais um motivo para evitar o uso de drogas.

Top