Os cuidados necessários nas redes sociais

As redes sociais estão virando febre dos brasileiros que costumam relatar sentimentos, pensamentos, descrição da rotina (como os lugares que frequenta) e muito mais…

Uso das redes sociais (Foto: Divulgação)

As redes sociais estão virando febre dos brasileiros que costumam relatar sentimentos, pensamentos, descrição da rotina (como os lugares que frequenta) e muito mais informação que algumas vezes vem acompanhada de fotos.

Essa tamanha exposição da vida real na rede virtual, segundo especialista em crimes eletrônicos, pode ser comparada ao ato de abrir a porta da sua casa para um estranho, e divulgar seus bens, seu modo de vida e aquisições, facilitando o agir de ladrões e aproveitadores e tornando os usuários de redes sociais alvos fáceis para golpes.

Menino tem casa assaltada por colega

Recentemente um caso veio a público: um menino de 16 anos, que mora em São Paulo, teve a casa assaltada a mando de um colega de classe, pois este via as postagens do amigo e se interessou pelos itens que ele mostrava ter, através das fotos, em sua casa.

Muita gente usa as redes sociais sem se preocupar com a sua própria privacidade e em preservar-se, 70% de quem tem um perfil pessoal na rede, desconhece as ferramentas de segurança e ignora o perigo do que escreve, consequentemente a maioria não sabe como se proteger.

Como se proteger nas redes sociais

Facebook é uma das redes sociais (Foto: Divulgação)

O caminho não é abandonar o convívio com seus amigos nas redes sociais, mas ficar de olhos bem abertos aos perigos e se prevenir com alguns cuidados básicos como:

– Não divulgar informações de onde estará e horários da sua rotina;

– Não aceitar amizade de pessoas desconhecidas;

– Não postar fotos com bens de consumo caros, como carros, joias ou utensílios de marca, que indicam a sua situação financeira;

Leia Também:  Orkut nota sua participação nas redes sociais despencar em doze meses

– Não deixar visível a todos o seu endereço e telefone;

– Não divulgar fotos com permissão públicas, permita apenas que seus amigos vejam;

– Evite fotos com trajes de banho, elas podem facilmente ser alteradas e mostrar seu rosto em um corpo totalmente sem roupa.

Exemplo de golpe

Buscando informações na rede (Foto: Divulgação)

Uma situação real que pode acontecer é: o ladrão sabendo seu telefone residencial e que naquele horário você estará incomunicável (como fazendo uma prova na faculdade ou no cinema), liga para sua casa e diz que sequestrou você. Seus parentes tentarão ligar para seu celular, mas você não poderá atender, e então eles fazem o golpe do resgate cobrando dinheiro da sua família.

O vídeo abaixo fala sobre o assunto, inclusive com dicas de um especialista em crimes eletrônicos, assista agora!

Top