Os cuidados necessários com os recém-nascidos

Muitas mamães, principalmente as de primeira viagem, não sabem ao certo como cuidar do recém-nascido e ficam muito inseguras. Muitas vezes as avós e…

Muitas mamães, principalmente as de primeira viagem, não sabem ao certo como cuidar do recém-nascido e ficam muito inseguras. Muitas vezes as avós e amigas tentam ajudar, mas nem sempre as dicas são tão seguras quanto parecem. Por isso, separamos aqui algumas dicas de cuidados necessários para com o novo membro da família.

Higiene

Dois banhos completos por dia são suficientes para a higiene do bebê. Procure utilizar sabonetes neutros ou a base de glicerina.

Muito cuidado na hora de verificar a temperatura da água, pois se estiver muito quente pode causar queimaduras na criança.

Quando for fazer trocas de fralda, evite usar lenços umedecidos ou loções, pois isso acaba provocando assaduras por deixar a região molhada. O ideal é usar algodão e água morna, além de só colocar a fralda quando estiver totalmente seco.

Cuidados com o umbigo

O coto umbilical leva de 7 a 15 dias para cicatrizar e desprender. Alguns cuidados são importantes para que não ocorra infecção.

1. Lave bem o umbigo do recém-nascido com sabonete. Seque bem, com a toalha, mas sem fazer força para não machucar a pele.

2. Faça higienização do coto umbilical utilizando um pedaço de algodão e álcool 70%. É recomendado realizar esse procedimento duas a três vezes ao dia, principalmente após banho e troca de fralda. É importante salientar que o umbiguinho do bebê não dói ao passar álcool, mas ele pode chorar ao sentir a temperatura da substância.

3. Não enfaixe, nem utilize qualquer material sobre o umbigo da criança, pois é necessário estar arejado para que não ocorra infecção. Também não faça uso de medicamentos, pois pode acarretar intoxicação local.

Leia Também:  Conheça os sinais que indicam uma demissão

Cuidados com as roupas

A pele do recém- nascido é muito delicada, por isso alguns cuidados com as roupas são necessários.

1. Lave a roupa do bebê com sabão de coco em pedra. Não utilize amaciantes, para que não ocorram alergias.

2. Enxágue bastante as roupas, para não deixar resíduos.

3. Passe as roupinhas pelo avesso.

4. Evite tecidos de lã, pois os bebês normalmente são alérgicos a esse material.

Cuidados com os olhos

Os olhinhos do bebê devem ser limpos com algodão umedecido em água fervida ou soro fisiológico. Cuidado para não colocar ainda quente em contato com os olhos do bebê. Passe levemente na direção do canto para fora.

Cuidados com as unhas

Os bebês nascem já com as unhas grandes. É importante cortá-las duas vezes por semana, pois crescem muito rapidamente.

Para cortar, utilize tesoura pequena e de ponta arredondada. Corte reto, mas sem deixar pontas para que ele não se machuque ao se arranhar.

A respiração

Caso o bebê apresente congestão nasal, pode-se utilizar gotinhas de soro fisiológico, com auxílio do conta gotas, nas narinas para aliviar o sintoma. Não utilize descongestionantes comuns, principalmente aqueles que possuem vasoconstritores, pois são perigosos para a criança.

Banho de sol

É bom levar o bebê para tomar sol, quando este se encontra ainda fraco. Os melhores horários são das oito até as dez da manhã ou após as quatro da tarde. Não ultrapasse 15 minutos de banho de sol, esse tempo é suficiente para ajudar na saúde da criança, acima pode ser prejudicial.

Top