Os benefícios do videogame para as crianças

Até pouco tempo atrás, o videogame era visto como um grande vilão da infância, pois ele deixava as crianças sedentárias, violentas e obesas. No…

Se usado corretamente, o videogame torna as crianças mais sociáveis (Foto: Divulgação)

Até pouco tempo atrás, o videogame era visto como um grande vilão da infância, pois ele deixava as crianças sedentárias, violentas e obesas. No entanto, pesquisas realizadas nesse âmbito provaram que esse divertido jogo que entretém milhares de crianças, jovens e até adultos também pode ser benéfico às pessoas. Sendo assim, conheça os benefícios do videogame para as crianças.

Muito diferente de tornar os pequenos anti-sociais, o videogame pode ser um grande elo entre eles, contanto que você permita que os seus filhos chamem os seus amigos e primos para brincarem juntos. Assim, eles poderão fazer competições e aprenderão que, tanto na vida real quanto na virtual existem regras e objetivos que devem ser cumpridos.

A concentração da criança fica mais apurada com o videogame porque os jogos chamam a sua atenção e, se ela não estiver bem atenta, perde o jogo. Desse modo, ela conseguirá se concentrar mais também nos estudos e nas aulas. Para tanto, os melhores jogos são aqueles educativos ou os de raciocínio lógico.

Com o avanço tecnológico, foi possível a criação de videogames que fazem os participantes se movimentarem como o Wii e o Xbox, nos quais os jogadores devem simular os movimentos para ganharem os jogos. Existem jogos esportivos e de música para esses videogames e as crianças aprendem muito com eles, sendo incentivadas a procurarem instrumentos musicais e esportes também na vida real.

Há videogames que fazem com que os jogadores se movimentem bastante (Foto: Divulgação)

Por outro lado, existem os jogos violentos, seja os de guerra ou os de luta. Para muitas pessoas, eles são maléficos para as crianças, que levam os jogos para a vida real. No entanto, se você souber conversar com os seus filhos a respeito deles, explicando-lhes que aquilo só existe na tela e que deve ser evitado a qualquer custo, eles saberão separar as coisas. Além do mais, esses tipos de jogos fazem com que os pequenos liberem o estresse do dia a dia.

A família pode ficar mais unida com o videogame (Foto: Divulgação)

O videogame traz inúmeros benefícios às crianças, desde que sejam usados sem excesso e com consciência. Sendo assim, saiba controlar as horas que os seus filhos passam em frente à televisão e dialogue muito com eles a respeito do que é a vida real e virtual.

Leia Também:  Filme Resident Evil 5 Retribuição: sinopse, fotos

Top