Os benefícios do Pinhão para saúde

Os benefícios do Pinhão para saúde

Você já ouviu falar sobre os benefícios do pinhão para saúde? Então saiba que esse ingrediente, tão popular na festa junina, é muito nutritivo…

Por Isabella Moretti em 07/06/2016

Você já ouviu falar sobre os benefícios do pinhão para saúde? Então saiba que esse ingrediente, tão popular na festa junina, é muito nutritivo e faz bem para o organismo.

É época de comer pinhão! Conheça os benefícios da semente. (Foto Ilustrativa)

É época de comer pinhão! Conheça os benefícios da semente. (Foto Ilustrativa)

O pinhão nada mais é do que a semente da araucária, uma árvore cultivada no Sul do país. Rico em minerais e antioxidantes, esse ingrediente pode ser usado no preparo de carnes ensopadas, farofas e tantos outros pratos. Também é comum cozinhar o pinhão com sal e comer como se fosse um aperitivo.

Os benefícios do Pinhão para saúde

O Mundo das Tribos separou os principais benefícios do pinhão para saúde. Confira:

Ajuda a emagrecer

Poucas pessoas sabem, mas o pinhão é um grande aliado do emagrecimento. Ele contribui com a perda de peso porque libera ácido linoleico no organismo. Essa substância, por sua vez, atua como supressor da fome, ou seja, diminui a vontade de comer e prolonga a saciedade.

Comer pinhão cozido é uma excelente opção para a hora do lanche ou mesmo quando surgir a fome durante a noite.

Previne anemia

Quando o organismo fica carente de determinados nutrientes, ele pode sofrer com a anemia. Ao incluir pinhão na dieta, no entanto, é possível controlar o problema, já que a semente é rica em ferro e cobre.

É uma fonte de energia

O pinhão é uma poderosa fonte de energia. (Foto Ilustrativa)

O pinhão é uma poderosa fonte de energia. (Foto Ilustrativa)

O pinhão é rico em minerais, ou seja, possui quantidades significativas de magnésio, cálcio e fósforo. Essa composição faz com que a semente combata a falta de energia, a fadiga e até mesmo a tensão muscular.

Faz bem para o coração

Você sabia que o pinhão faz bem para o coração? Isso mesmo! A semente é rica em gorduras monoinsaturadas, que colaboram com a prevenção de doenças cardiovasculares e também diminuem o colesterol ruim.

Melhora o funcionamento do intestino

O pinhão é uma fonte de fibras, por isso pode ser um poderoso aliado do intestino. Com o trânsito intestinal funcionando corretamente, a pessoa não sofre com prisão de ventre ou inchaço abdominal.

Contribui com a saúde dos olhos

O pinhão garante muitos benefícios, entre eles, vale destacar a prevenção de problemas oculares. A semente faz bem para a saúde dos olhos porque tem quantidades significativas de luteína, um antioxidante que previne degeneração ocular.

Retarda o envelhecimento

Retarde o envelhecimento comendo pinhão. (Foto Ilustrativa)

Retarde o envelhecimento comendo pinhão. (Foto Ilustrativa)

Você está sofrendo com rugas, manchas e marcas de expressão? Então inclua o pinhão na dieta. Essa semente tem poderosas propriedades antioxidantes, por isso combate o envelhecimento.

Para consumir o pinhão e desfrutar de todos os seus benefícios, é preciso cozinhá-lo. Coloque as sementes numa panela de pressão, junto com água e sal. Cozinhe por 40 minutos e retire a casca.

 

Top