Os benefícios do cacau para a saúde

Vamos falar hoje sobre os benefícios do cacau para a saúde. O cacau é um fruto importante, principalmente no Brasil. Após passar por um…

Vamos falar hoje sobre os benefícios do cacau para a saúde. O cacau é um fruto importante, principalmente no Brasil. Após passar por um processo de fermentação, suas amêndoas transformam-se em pó e manteiga de cacau. O chocolate é o produto final derivado do cacau e é muito consumido no mundo todo. A primeira plantação do fruto ocorreu em meados de 1746, no estado da Bahia, às margens do rio Pardo. A cacaicultura (como é chamada a plantação de cacau) gerou muita riqueza para nosso país, melhorando, inclusive, a economia nacional. Depois disso, no início do século XX, o Brasil chegou a ser o maior exportador mundial do fruto.

Os benefícios do cacau para a saúde c

Os benefícios do cacau para a saúde c

Os benefícios do cacau para a saúde

Desde que foi introduzido na dieta da população, diversos estudos foram realizados para saber as propriedades desse alimento tão saboroso. Dessa forma, hoje se sabe que o cacau, e mesmo o chocolate, possuem substâncias benéficas a nossa saúde. Conheça como esse fruto pode fazer bem a nossa saúde, afinal os os benefícios do cacau para a saúde são muitos e alguns deles você vai conhecer agora.

Leia mais informações sobre: Cacau em pó e seus benefícios

Principal benefício do cacau para saúde

O fruto cacau e suas amêndoas (Foto: Divulgação)

O principal efeito benéfico desse fruto para a saúde é em relação a suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O chocolate meio amargo possui 50% de cacau, por isso tem uma maior concentração de substâncias benéficas principalmente para o coração.

Continuar Lendo  Óleo de coco atua contra cárie dentária e afta, diz pesquisa

A ingestão desse alimento é capaz de prevenir e combater diversas doenças como: infarto, hipertensão, diabetes, dislipidemia (colesterol alto) e até o câncer. Além disso, ocorre diminuição do envelhecimento, pois as células não sofrem efeito maléfico da oxidação. Outra propriedade importante do cacau é a ação imunomoduladora, melhorando a defesa do organismo e evitando doenças do cotidiano como a gripe.

O cacau previne doenças do coração (Foto: Divulgação)

É importante lembrar que embora o chocolate tenha muitas propriedades benéficas para a saúde, ele deve ser consumido com moderação, pois possui uma grande quantidade de óleo que pode aumentar o colesterol. Além disso, possui muito açúcar podendo agravar o diabetes em pessoas que já possuem a doença.

Composição nutricional do cacau

  • Quantidade 100g
  • Calorias 74 g
  • Proteínas 1,0 g
  • Carboidrato 19,4 g
  • Lipidios 0,1 g
  • Fibra 2,2 g
  • Cálcio 12,0 g
  • Ferro 0,3 g
  • Potássio 72,0 g
  • Sódio 1,0 g
  • Zinco 0,6 g
  • Fósforo 9,0 g
  • Vitaminas 13,6 g

O chocolate é consumido no mundo inteiro

No Brasil existe o dia do cacau, 26 de março. Essa data é importante para lembramos esse fruto tão importante para a economia nacional e também para nossa saúde. Coloque o cacau em sua dieta, seja na forma de chocolate ou em receitas rotineiras com o cacau em pó. Mas, lembre-se de não exagerar, para não perder as propriedades boas desse alimento tão saboroso.

Cacau ajuda no bom-humor

O cacau possui entre suas propriedades o carboidrato e triptofano, ambos estimulam a serotonina. Essa substância é capaz de interferir em pontos importantes do nosso cotidiano por meio do organismo, como regular o sono, alterar o humor, alivia sintomas da enxaqueca, traz saciedade e estimula a atividade sexual.

Cacau ajuda o cérebro

Benefícios do cacau (Foto: Exame/Abril)

Benefícios do cacau (Foto: Exame/Abril)

Acredite, o cacau tem nutrientes importantes que ajudam o cérebro. Pelo menos essa foi a descoberta de cientistas da Universidade de L’Áquila, na Itália. Eles constataram em estudo que o consumo de flavonoides, nutrientes natural e presente no cacau cru, ajuda ainda mais o trabalho das funções cognitivas do cérebro, como memória e raciocínio. Ou seja, uma dose extra de chocolate puro pode te ajudar e muito.

Continuar Lendo  Campanha de Doação de Leite Materno

Cacau rejuvenesce a pele

Chocolate amargo é o mais indicado (Foto: Exame/Abril)

Chocolate amargo é o mais indicado (Foto: Exame/Abril)

Outro benefício incrível que todo mundo vai gostar e que o cacau traz é o rejuvenescimento da pele. O chocolate puro é rico em antioxidantes e ajuda inclusive como um filtro solar, neutralizam radicais livres (que acaba fazendo a gente envelhecer) e colaboram para um fluxo sanguíneo nos tecidos. Assim, as células da pele ficam melhores e rugas e linhas de expressão aparecem bem menos.

Leia mais informações sobre: História do Chocolate/Efeitos do Chocolate

Cacau ajuda a emagrecer

O Cacau favorece e muito nosso metabolismo. Ao ingerir o cacau, o metabolismo fica mais acelerado e no ritmo, assim diminuindo a quantidade de gordura no corpo. Além disso, o chocolate ideal é o amargo e ele possui antioxidantes que ajudam na produção do hormônio chamado de leptina, que traz a saciedade. Ou seja, quem come chocolate de verdade acaba inibindo a fome e ajudando o organismo a trabalhar melhor.

Cacau traz muitos benefícios ao corpo(Foto: Exame/Abril)

Cacau traz muitos benefícios ao corpo(Foto: Exame/Abril)

Viu como são vários os benefícios do chocolate?! Lembre-se que o chocolate que estamos falando são aqueles com bastante cacau e amargo, não os doces cheio de açúcar e outros produtos químicos. Quer mais dicas sobre chocolate e seus benefícios? Então confira nossos outros artigos sobre este e vários outros temas, fique bem informado (a) aqui no Mundo das Tribos!!!

Top