Os benefícios do alho negro

Comer alho faz bem à saúde, já que as substâncias desse tempero inibem o colesterol alto. Porém, o alho negro tem benefícios ainda maiores.…

Por Élida Santos em 12/03/2012

O alho negro vem ganhando cada vez mais apreciadores no mundo (Foto: Divulgação)

Comer alho faz bem à saúde, já que as substâncias desse tempero inibem o colesterol alto. Porém, o alho negro tem benefícios ainda maiores. Para quem não conhece, esse item é de origem japonesa e faz parte da culinária local. Recentemente chefes de cozinha famosos vêm incorporando o alimento em pratos refinados servidos com muito requinte em restaurantes internacionais.

O alho negro é o que conhecemos, porém envelhecido. Os desenvolvedores da técnica que deixa o tempero com esse aspecto e sabor único não revela o procedimento adotado. O que se sabe é que o processo envolve uma fermentação natural que produz um alho mais adocicado, levemente pegajoso que lembra uma ameixa preta no sabor. O alimento fica como uma fruta seca envolto por uma camada quase gelatinosa.

Chefes de cozinha em todo o planeta passaram a usar o alho negro (Foto: Divulgação)

O item é uma poderosa fonte de s-allylcysteine, uma substância química natural que acredita-se fazer bem para a saúde. Alguns laboratórios estudam a substância do alho negro  por causa dos supostos compostos que previne o câncer, assim como a sua capacidade de reduzir o colesterol. Por causa da fermentação o alimento possui um elevado índice de antioxidantes, que chega a ser duas vezes maior que o encontrado no alho convencional.

O alho negro não possui odor forte (Foto: Divulgação)

Como o produto é envelhecido algumas pessoas devem achar que o seu cheiro é forte. Porém, o odor não é tão forte quanto do alho que conhecemos. O sabor diferente vem ganhando adeptos não só dentro das cozinhas internacionais, como também no local onde é produzido, no Japão. Chefes de cozinha de todo o mundo estão criando novas receitas para aproveitar ao máximo o sabor adocicado do produto.

Encontrar o alho negro não é fácil, mas vale a pena procurar em casas de temperos. Pois no mínimo o seu colesterol será beneficiado, além de poder está ingerindo substâncias que previnem o câncer (não há nenhuma comprovação cientifica sobre esse benefício do alho negro). Aproveite para seguir os exemplos de Chefes famosos e adicione o sabor diferenciado do alimento em seus pratos.

Top