Os benefícios de brincar com as crianças ao ar livre

Está se tornando bastante comum as crianças passarem o dia inteiro em frente à TV, jogando videogame ou mesmo no computador, muitas vezes nem…

Por Editorial MDT em 18/02/2012

Os pais devem permitir e estimular as brincadeiras ao lar livre.

Está se tornando bastante comum as crianças passarem o dia inteiro em frente à TV, jogando videogame ou mesmo no computador, muitas vezes nem se dando conta do dia maravilhoso que estão perdendo. Os pais devem ficar atentos a essas situações, e estimular uma mudança de hábito dos filhos, para que seja possível reverter a situação. Afinal, brincadeiras ao ar livre trazem inúmeros benefícios, não apenas para saúde física e mental, mas até mesmo para o relacionamento familiar.

Confira os principais benefícios que as brincadeiras ao ar livre podem proporcionar:

Corpo mais saudável

A infância é um momento de muita aprendizagem e as crianças tendem a reter muito facilmente as informações que recebem do meio ambiente. Durante esse período nem sempre há maturidade para separar o que é real da ficção. Dessa forma, os programas televisivos e coisas que acontecem na internet são compreendidos pelos pequenos como se fossem realidade. Daí a importância de saber selecionar a programação e dar ênfase para atividades ao ar livre, que tiram os problemas da mídia de foco e acabam dando um sentido completamente diferente à vida da criança.

Atividades ensinam a conviver em grupo.

As atividades físicas ainda estimulam um melhor desenvolvimento do corpo, pois enquanto a criança brinca de queimada, pique-esconde e amarelinha, passa a exigir mais de si, resultando num maior gasto energético, maior esforço dos pulmões, braços e pernas dentre outras partes do corpo, isso sem contar que, devido ao fato da criança se expor a maior número de microrganismos, passa a produzir mais anticorpos, permanecendo protegida de formas graves de várias doenças.

A exposição solar é outro benefício importantíssimo, pois estimula a produção de vitamina D, que ajuda a manter reguladas as taxas de cálcio do organismo, proporcionando crescimento adequado das células e especialmente dos ossos.

Mente mais saudável

Permitir que a criança brinque fora de casa também traz benefícios para o desenvolvimento psicológico dos pequeninos. As atividades em grupo garantem a oportunidade perfeita de se socializar e fazer amizades novas, aprendendo a conviver em comunidade e resolver sozinho eventuais problemas que surgirem. Quando os pais não ficam sempre por perto, é uma excelente forma de tornar a criança menos dependente, aprendendo a tomar decisões por conta própria e desenvolvendo sua segurança.

É claro que, para que garotada desfrute de todos os benefícios que as brincadeiras ao ar livre podem oferecer, é necessário que haja uma postura positiva dos pais, permitindo e estimulando essas atividades. Infelizmente não é incomum ouvir pessoas reclamando que seus filhos são extremamente dependentes, porém é importante lembrar de que a dependência é uma relação de mão dupla que deve ser aprendida ainda durante a infância.

Brincar ao ar livre trás inúmeros benefícios.

Top