Os benefícios da Ioga para a saúde

Ioga é um conjunto de práticas de meditação e exercícios posturais milenares, originados na Índia e baseados em textos antigos do Hinduísmo e Budismo.…

Ioga é um conjunto de práticas de meditação e exercícios posturais milenares, originados na Índia e baseados em textos antigos do Hinduísmo e Budismo. A palavra, de origem sânscrita, possui vários significados como unir, controlar, união e conjunção. No oriente é praticada como meio de se alcançar a iluminação espiritual; Já na cultura ocidental, desvinculada de religião, a técnica está mais associada a exercícios posturais e de respiração como meio de curar doenças e controlar a ansiedade e stress.

Os principais ramos da ioga incluem bacti-ioga, raja-ioga, jnana-ioga e o hata-ioga (hatha yoga), o mais popular deles na nossa cultura. A proposta do Hatha Yoga é buscar o reequilíbrio mental e corporal. Segundo a técnica, a mente registra impressões no corpo, na forma de tensão que vêm a se tornar doenças com o decorrer do tempo. Através da prática de exercícios posturais, respiratórios e da meditação, busca-se se restaurar o equilíbrio do corpo, mente e espírito.

A técnica milenar, tradicionalmente tratada como medicina alternativa, teve este ano reconhecimento científico na medicina ocidental. Durante um congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), pesquisadores do MD Anderson Cancer Center, um dos principais centros de tratamento e prevenção do câncer, apresentaram um estudo onde relatam os benefícios da ioga no tratamento do câncer.O estudo, aplicado às portadoras de câncer de mama, comprovou que o método ajuda a reduzir os níveis de cortisol (hormônio liberado em situações de stress) no sangue. As participantes apresentaram maior disposição para tarefas diárias, antes comprometidas devido à doença, além de uma melhora significativa na qualidade do sono e no corpo em geral.

Importantes e respeitados centros médicos internacionais como MD Anderson no Massachusetts, Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York e o General Hospital de Boston usam da técnica como terapia complementar no tratamento de doenças. No Brasil, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, já se prepara para oferecer o tratamento. No hospital paulista A.C. Camargo, especializado no tratamento de câncer, aulas de ioga já são oferecidas, uma vez por semana.

Leia Também:  Alimentos Formadores de Colágeno, Benefícios para a Saúde

Segundo Sérgio Rossi, médico do Hospital Albert Einstein, exercícios de ioga ajudam na lubrificação das articulações, sem causartraumatismo, sendo indicados como complemento, no tratamento de doenças crônicas inflamatórias como artrite e artrose.

A técnica é indicada no tratamento coadjuvante de uma infinidade de doenças, dentre elas podemos citar: Ansiedade, Estresse, Depressão, Hipertensão, Artrite, Artrose, Câncer, Fibromialgia Obesidade e Doenças Respiratórias, como a Asma.

Durante uma aula de ioga, que geralmente dura entre 45 a 50 minutos, trabalham-se a capacidade de alongamento e força muscular do corpo inteiro tendo como resultado um relaxamento que promove calma, equilíbrio e alívio de dores em geral.

 

asanas

Ainda há muito para se descobrir sobre os mecanismos pelos quais a ioga traz benefícios, mas na opinião do professor da técnica, da Universidade de São Paulo, Marcos Rojo, a ioga restabelece a conexão entre mente e corpo. Ele cita um exemplo: “Se você vivencia um período de muita ansiedade e estresse, podem ocorrer alterações no sistema digestivo e cardiovascular e um dos objetivos da ioga é fazer o caminho inverso, ou seja, trabalhar o corpo para interferir nas emoções”. Com tantos argumentos favoráveis, motivos não faltam para nos incentivar a conhecer mais detalhes sobre a prática bem como incorporá-las em nosso dia a dia.

 

Uma aula de Yoga

 

Fontes:

Revista Isto É, edição de nº 2169 de 08/06/2011;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioga;
http://www.copacabanarunners.net/yoga.html;
http://www.yogalotus.com.br/oqueeyoga.htm.

Top