Os benefícios da acelga

A acelga é uma planta muito nutritiva e com propriedades medicinais. De gosto amargo é preparada em diferentes pratos e apreciada em diversas culturas.…

A acelga é uma planta muito nutritiva e com propriedades medicinais. De gosto amargo é preparada em diferentes pratos e apreciada em diversas culturas. Suas folhas, normalmente, são consumidas cruas em saladas, cozidas, refogadas, junto com outros legumes na sopa ou como recheio de tortas. Se for cozido, o vegetal perde seu sabor amargo.

O alimento é pouco calórico (um prato de sobremesa tem apenas 10 calorias) e é rico em vitamina K e minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio. Seu principal benefício é proteger a membrana das células, principalmente as do sistema imunológico. Possui ainda vitaminas A, C (ácido ascórbico), E, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina).

A acelga é rica em vitaminas e tem propriedades medicinais (Foto: divulgação)

Se guardada na gaveta de verduras da geladeira, a acelga pode ser consumida em até três ou quatro dias. Depois disso, se a planta ainda estiver adequada para consumo, congele-a. Observe se as folhas estão novas, com a cor verde-clara e se o talo é verde-esbranquiçado. As folhas de dentro não podem ter manchas. Caso o talo esteja mole ou com manchas pretas, não prepare a acelga, porque são indícios de que já estragou. Para não comprar demais e correr o risco de jogar fora, separe um maço de acelga para cada quatro pessoas.

O consumo dessa planta traz muitos benefícios para a saúde. Fortalece o estômago, auxilia a desinflamar os nervos e tem ação antioxidante. A acelga também ajuda na eliminação dos cálculos biliares, além de ter ação cicatrizante. Outra propriedade da hortaliça é atuar na diminuição da glicose no sangue, o que pode ajudar quem tem diabetes.

Um prato de acelga contém apenas 10 calorias (Foto: divulgação)

A planta, no entanto, possui ácido oxálico, que se consumido em exagero pode atrapalhar a absorção de cálcio pelos ossos. Para combater isso, ferve-se a acelga. A hortaliça também ajuda quem tem prisão de ventre. É rica em fibras e pode desempenhar a função de laxante.

Leia Também:  Cabelos tingidos de vermelho: como cuidar

A acelga é cultivada por sementes e plantada entre fevereiro e julho no sul e sudeste do País e de abril a junho no Sul. Colhe-se depois de 70 dias da data de plantio.

A acelga também tem ação cicatrizante e ajuda a eliminar cálculos biliares (Foto: divulgação)

Top