Os animais com maior expectativa de vida

A vida animal costuma despertar muita curiosidade, isso porque os hábitos e manias das espécies são desconhecidos da maioria das pessoas. Um dos assuntos…

Por Redacao em 12/01/2012

Arctica Islandica (Foto:Divulgação)

A vida animal costuma despertar muita curiosidade, isso porque os hábitos e manias das espécies são desconhecidos da maioria das pessoas. Um dos assuntos frequentemente questionado é a respeito da expectativa de vida dos animais.

Alguns animais são capazes de viver durante mais tempo do que se imagina. Para se ter ideia, o animal que morre mais jovem nesta lista não tem menos de 150 anos. Confira os animais com maior longevidade no planeta:

Arctica Islandica

É um dos animais que vivem por mais tempo, sua média de vida é de 400 anos. Este molusco, apesar de parecido, não é como aqueles moluscos encontrados nas praias, ele possui sua parte externa na cor preta e a interna é branca. A Artica Islandica só pode ser encontrada através de escavações profundas no oceano e costuma ser colhido no oceano Atlântico Norte, próximo a Islândia e por isso recebe este nome. Segundo pesquisadores tal longevidade se dá devido a alimentação do molusco, a temperatura da água oceânica e o clima local.

Turritopsis Nutricula (Foto:Divulgação)

 Turritopsis Nutricula

Este animal é o que mais surpreende, pois segundo estudos ele é imortal. Isso mesmo, Imortal. Os metazoários desta espécie são os únicos descobertos pela ciência capazes de viver para sempre.

Seu ciclo de vida infinito acontece da seguinte forma: após atingir a maturidade sexual, a Turritopsis Nutricula regride até a condição de pólipo, e a partir daí começa a crescer e se desenvolver mais uma vez. O ciclo é infinito e sua imortalidade só é interrompida pelo ataque de algum predador.

Com apenas 5 milímetros, este pequeno animal é alvo de pesquisas a respeito do elixir da juventude, porém ainda não descobriram nada a respeito. Você deve ter percebido que o ciclo de vida deste animal é bastante semelhante ao personagem do Brad Pitt no filme “O curioso caso de Benjamin Button”.

Koi (Cyprinus carpio) (Foto:Divulgação)

Koi (Cyprinus carpio)

Koi é um peixe também conhecido como Carpa Chinesa. Sua média de vida é de 200 anos e por serem de variadas cores são criados domesticamente como peixes ornamentais. No  Japão, este peixe também é chamado de “Rei do Rio” e para os antigos samurai. o Koi é símbolo de bravura, ao mesmo tempo que também simboliza a amizade e o amor.

Baleia da Groelândia (Foto:Divulgação)

Baleia da Groelândia

A Baleia da Groelândia detêm o título de mamífero com maior longevidade, pois com seus 20 metros de comprimento e suas 60 toneladas, ela é capaz de viver até  210 anos. Ela é enorme e só perde em tamanho para a baleia azul, além disso é a única que não precisa migrar para se alimentar ou reproduzir.

Apesar de ser sociável e mansa, a Baleia da Groelândia possui a maior boca do mundo e quando ameaçada é capaz de nadar até debaixo do gelo e até de quebrá-lo quando sobe a superfície. Este animal também tem uma interessante particularidade, pois é a única baleia a ter mais de um filhote por gestação.

Tartaruga Rajada (Foto:Divulgação)

Tartaruga Rajada

Esta é considerada a tartaruga mais bonita do mundo, além de ser a que vive mais, com cerca 188 anos. Costuma medir  41 centímetros de altura, ter 16 quilos e possuir desenhos bastante interessantes no seu casco. Esta é uma das poucas da espécie capaz de ultrapassar os 150 anos de idade, comuns a outras tartarugas.

Infelizmente, a Tartaruga Rajada está em perigo de extinção, isso por causa da perda do seu habitat natural e do comum e cada vez mais crescente tráfico de animais raros e exóticos.

Alguns animais surpreendem com a idade que conseguem chegar e outros, como a já citada Turritopsis Nutricula surpreendem mais ainda por ter a capacidade de estar sempre se renovado, sem nunca morrer. Saber um pouco mais sobre o mundo animal é sempre bom, pois enriquece o conhecimento e ainda ‘mata’ a curiosidade de algumas pessoas.

Top