Os 5 motivos para você comer fígado

O fígado, geralmente é consumido em nosso país como bife frito, e infelizmente não está entre os pratos mais pedidos pelos brasileiros. O hábito de…

O fígado, geralmente é consumido em nosso país como bife frito, e infelizmente não está entre os pratos mais pedidos pelos brasileiros. O hábito de logo que ouvir a palavra fígado, surgir caretas ou reprovações, vem de nossos pais que eram obrigados por nossos avós a consumir a carne em misturas inusitadas, o que criou um certo bloqueio nessa geração que foi trazida para a geração atual.

Porém, quando o fígado é feito de forma correta, ele é tão saboroso quanto qualquer outro tipo de carne. Além do mais, ele está entre as carnes que mais possuem nutrientes para o nosso organismo. Para se ter noção, entre os 11 tipos de vitaminas existentes, o fígado possui 9. Além disso, ele ajuda no  processo de recuperação de cirurgias e acidentes, cicatrização, produção de glóbulos vermelhos, melhora na circulação sanguínea e aumenta a produção de anticorpos.

O fígado também é indicado para as mulheres, principalmente na gravidez, já que ele possui folato, que é importante na composição do material genético e no processo de divisão celular. Para se ter noção a falta dessa substância durante a gravidez pode trazer problemas sérios de má formação para o feto e em outros casos até um aborto.

Contudo, os benefícios do fígado ainda não param por aí, ele ainda possui: riboflavina, selênio, cobre e zinco, e mesmo com um grau de colesterol e gorduras saturadas considerado alto, o fígado oferece em apenas 100 gramas 50% das proteínas e vitaminas que o corpo humano precisa consumir diariamente.

O fígado ainda oferece a vitamina A que ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico, além do zinco e da vitamina C, que são anti-oxidantes que destroem os radicais livres,  responsáveis pelo câncer às células, principalmente o câncer de  cólon. E, ajuda no tratamento de doenças do tipo inflamatórias como a asma e a artrite.

Continuar Lendo  Melhores grãos para incluir na dieta

Para consumi-lo a melhor forma é ferventado, pois assim ele não perde suas propriedades. Uma ótima dica é acrescentá-lo em uma sopa com legumes, ou mesmo a um molho de macarrão. Para quem gosta de bife você pode fazê-lo com cebolas e manjericão ou mesmo recheado com cenoura e bacon. Para as crianças, faça um fígado picadinho com batatas fritas ou cozidas.  Use o fígado como acompanhamento, para isso, faça um molho com berinjela pimentão e batatinhas pequenas. Coma com pedaços de pão, assistindo o futebol de domingo!

Top