Os 15 anos sem Renato Russo

Hoje é uma data triste para o rock nacional, pois há exatos 15 anos o líder da banda Renato Russo morre devido a complicações…


Hoje é uma data triste para o rock nacional, pois há exatos 15 anos o líder da banda Renato Russo morre devido a complicações em decorrência do vírus HIV, do qual era portador desde o ano de 1989, entretanto isto nunca foi revelado publicamente pelo cantor. Renato Russo morreu no ano de 1996, com 36 anos de idade, e apesar de ter partido jovem deixou um legado imensurável de canções que são verdadeiros conselhos para seus fãs antigos, e seus novos admiradores, pois mesmo após a morte do cantor a Legião Urbana continuou com vendas expressivas de discos e angariando cada vez mais fãs de várias idades.

A carreira de Renato Russo na música começa cedo, entretanto um período marcou e definiu sua musicalidade, segundo ele. No ano de 1975, quando Renato tinha 15 anos surgiram alguns problemas de saúde, especificamente na parte óssea, uma doença chamada epifisiólise do qual obrigou Renato a ser submetido a uma cirurgia para implantação de 3 pinos na bacia. Após a cirurgia, o cantor foi obrigado a ficar mais de 6 meses na cama, período esteem que Renatoaproveitou para escutar música, quase em tempo integral.

Sua experiência com banda começa em 1978, quando junto com amigos é fundada a banda “Aborto Elétrico”, porém devido às constantes brigas de Renato Russo com o baterista Felipe Lemos (Fê) a banda termina no ano de1982. Abanda Aborto Elétrico não deixa de ser um marco na história do Rock brasileiro, pois ela deu origem a duas das principais bandas brasileiras, a Legião Urbana, e o Capital Inicial na atividade até hoje.

Após o termino da banda, Renato faz algumas apresentações sozinho, porém o período durou alguns meses, até se juntar a Marcelo Bonfá, e alguns integrantes, porém Renato assume o baixo. Depois de algumas formações, no ano de 1983, Dado Villa-Lobos assume a guitarra e da origem a principal formação da banda Legião Urbana.

A banda Legião Urbana em seu primeiro álbum lançou várias canções com cunho político, muitas com tom de protesto, porém nunca deixando de lado as músicas de amor. A partir daí a Legião Urbana lançou mais 7 discos de estúdio. As canções de Renato mesclavam tristeza, e melancolia, deixando presente a sua depressão devido a conflitos pessoais, como também deixava muito bem evidenciado a sua revolta em viver num mundo injusto, cheio de preconceito e desonestidade.

Mesmo com 15 anos de sua morte, a sua obra continua viva e atual, e suas músicas que foram consagradas como verdadeiros hinos de toda uma geração continuam sendo referencia para as novas gerações que se interessam pelo trabalho brilhante da banda Legião Urbana, em especial seu líder Renato Russo, cujo talento é claro em suas canções. É impossível medir em palavras o quanto o Rock, e a música em geral perdeu sem o talento do poeta Renato Russo, que deixou uma rica herança musical para seus fãs e amigos, e através de sua obra é possível manter vivo o espírito do cantor, basicamente um misto de inconformidade, sensibilidade, esperança e amor.

Top