Os 10 mandamentos de quem pretende pegar a estrada nas férias

Com o final de ano se aproximando, as pessoas já começaram a se preparar para as viagens. É chegado o momento para aproveitar o…

Por Isabella Moretti em 05/12/2011

Com o final de ano se aproximando, as pessoas já começaram a se preparar para as viagens. É chegado o momento para aproveitar o período de folga junto aos familiares ou com os amigos. Mas, para não ser surpreendido por situações desconfortáveis, é preciso se preparar com antecedência e garantir uma viagem agradável durante as férias.

Quem não teve condições financeiras para comprar um pacote turístico ou deixou para última hora, pode optar por uma viagem de carro. Confira a seguir os 10 mandamentos antes de pegar a estrada:

1. Faça uma revisão geral: leve o automóvel em uma oficina mecânica de confiança para checar se está tudo certo. Mesmo quem já costuma cuidar da manutenção, é importante tomar esse cuidado antes de pegar a estrada. O mecânico vai verificar: faróis e luzes, equipamentos de suporte, pneus, freios e suspensão, sistema elétrico, motor e outros aspectos do carro.

2. Não beba antes de dirigir: álcool e volante não combinam, por isso evite consumir bebidas alcoólicas antes de pegar a estrada. Grande parte dos acidentes envolve motoristas alcoolizados, devido à falta de atenção e raciocínio, então, respeite a Lei Seca.

3. Preocupe-se com a segurança dos passageiros: não ultrapasse a capacidade de passageiros do automóvel e nem permita que eles fiquem sem cinto de segurança durante a viagem. O cuidado com o transporte das crianças deve ser redobrado, considerando a necessidade da cadeirinha ou do assento de elevação.

4. Cuidados na direção: nunca dirija se estiver com sono, dor ou qualquer fator que possa roubar a atenção da estrada. É importante manter o foco na pista e estar bem alimentado para não se distrair. Mantenha o controle na direção e nunca brinque com a velocidade do carro.

5. Não jogue lixo na estrada: preservar o meio ambiente é fundamental e essa pode ser a atitude sustentável da sua viagem.

6. Preocupe-se com o combustível: o abastecimento do veículo deve ser feito em um posto de qualidade, que não ofereça riscos de produtos adulterados. Procure obter informações das estradas por onde vai passar, durante a viagem e programe as paradas nos postos para colocar combustível, se necessário.

7. Cuidados com a documentação: esteja munido de todos os documentos do carro e também da sua carteira de habilitação. Caso um oficial pare o automóvel na estrada, não haverá problemas.

8. Faça paradas para descanso: em viagens muito longas, o motorista deve descansar periodicamente e repor suas energias para encarar a pista de novo. Às vezes alguns minutos de relaxamento já faz a diferença para o desempenho no volante.

9. Cuidados necessários nas pistas: em primeiro lugar, dirija dentro do limite de velocidade indicado em cada pista. Mantenha os faróis acesos e nunca incida luz alta quando estiver numa viagem com neblina. Evite ultrapassagens arriscadas na estrada, principalmente em curvas ou quando um caminhão está na frente. Tomando esses cuidados fica mais fácil evitar os acidentes de trânsito.

10. Limite de bagagem: reconheça o limite do porta-malas do carro. O excesso de carga ou mesmo o transporte de objetos soltos pode ser arriscado na estrada.

Top