Os 10 maiores recordistas das Olimpiadas

PUBLICIDADE
Em Londres, a expectativa é por quebra de novos recordes e marcas.

Pela terceira vez na história, Londres será palco das competições dos Jogos Olímpicos (a capital britânica sediou o evento em 1908 e 1948). A expectativa é por grandes momentos de conquista e superação, especialmente para o Brasil, que alimenta o sonho de medalha em várias modalidades.

O objetivo é fazer com que o país tenha a melhor campanha de todas as edições dos Jogos. Atletas como o nadador Cesar Cielo, os velejadores Robert Sheidt e Bruno Prada, e o ginasta Diego Hypolito são algumas das esperanças de ouro para os torcedores brasileiros.

Caso realizem esta façanha, eles poderão se juntar a outros nomes consagrados do esporte. São competidores que se destacaram por quebrarem recordes e se tornaram os maiores vencedores de todos os tempos.

PUBLICIDADE

Veja também: Fatos que marcaram a história das Olimpíadas.

Os dez maiores recordistas das Olimpíadas

Com 14 medalhas de ouro, Michael Phelps é o atleta com maior número de conquistas em Jogos Olímpicos.

1. Michael Phelps – são dezesseis medalhas ao todo, sendo 14 de ouro (6 em Antenas, 2004, e oito em Pequim, 2008). E o americano chega à Londres com chance de conquistar mais três títulos e, assim, ampliar o seu número de conquistas.

2. Paavo Nurmi – o finlandês, que é considerado o maior corredor de todos os tempos, tem nove medalhas de ouro e três de prata, conquistadas nas Olimpíadas de Antuérpia-1920, Paris-1924 e Amsterdã-1928, nas provas com distância entre 3 mil e 10 mil metros.

3. Nikokai Andrianov – com 15 medalhas Olímpicas, o recorde do ginasta soviético, durante muito tempo, parecia imbatível. São sete medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze, conquistas em Monique-1972, Montreal-1976 e Moscou-1980.

PUBLICIDADE

Saiba quais quais as modalidades disputadas nas Olimpíadas de Londres 2012.

O Ginasta subiu no lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas de Monique-1972, Montreal-1976 e Moscou-1980.

4. Mark Spitz – depois de um desempenho “frustrado” em 1968, na cidade do México, onde Spitz conseguiu apenas duas medalhas douradas (a projeção era de 6 títulos), o nadador americano voltou aos jogos quatro anos depois, em Monique, e cravou mais 7 ouros, com quebra de recordes mundiais em todas as provas.

PUBLICIDADE

5. Teófilo Stevenson – o boxeador cubano, que recusou se profissionalizar para continuar competindo, é tricampeão olímpico (Munique-1972, Montreal-1976 e Moscou-1980). E a quarta medalha só não veio porque Cuba boicotou o evento de Los-Angeles, nos Estados Unidos.

O lutador cubano recusou se profissionalizar para continuar competindo.

6. Carl Lewis – o norte-americano é um dos maiores ícones do atletismo de todos os tempos. As nove medalhas de ouro que possui foram conquistas em Los Angeles-1984 e Atlanta-1996, nas provas dos 200 metros rasos, 100 metros rasos e do salto em distância, onde é tetracampeão.

7. Aladár Gerevich – considerado o maior esgrimista da história, o húngaro possui seis medalhas de ouro, conquistadas entre os jogos de Los Angeles-1932 e Roma-1960.

PUBLICIDADE
Com seis medalhas douradas, Gerevich é considerado o maior esgrimista de todos os tempos.

8. Steve Redgrave – o remador britânico subiu no lugar mais alto do pódio em cinco olimpíadas consecutivas (de Los Angeles-1984 a Sydney-2000).

9. Jesse Owens – além das quatro medalhas de ouro conquistadas em Berlim-1936 (venceu nos 100 e nos 200 metros raso, no revezamento 4×100 e no salto em distância), o atleta norte americano também é lembrado por ter desafiado o ditador Adolf Hitler. Sua chance de subir novamente ao pódio foi impedida pela Segunda Guerra Mundial.

As conquistas de Jesse Owens foram um verdadeiro golpe contras as ideias nazistas.

10. Sawao Kato – as oito medalhas de ouro fazem do ginasta japonês o atleta mais vitorioso em sua categoria. Os títulos foram conquistados entre os jogos de 1968 (Cidade do México) e de 1976 (Montreal).

PUBLICIDADE

Leia também:

2 Comentários

  • usain bolt o cara mais rapido do mundo , ele é muito massa!!!

  • E a ucraniana Larisa Latynina, atleta com mais medalhas na história das Olimpíadas com 18 medalhas ?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.