Em uma tentativa de colocar o Google Plus na liderança entre as redes sociais, posição atualmente ocupada pelo Facebook, o Google anunciou que está unificando o Orkut e o Google+, recurso que é opcional e já está disponível para grande parte dos usuários dos dois serviços.
Para quem optar pela integração entre a rede social e o serviço social, será possível compartilhar automaticamente as suas postagens públicas nas duas plataformas, desde que a publicação seja feita a partir do Google+. Caso você faça a postagem acessando a sua conta do Orkut, o conteúdo não será compartilhado com o seu perfil do Google Plus.
Além disso, tanto a sua foto do perfil quanto o nome do usuário no Orkut serão alterados, ficando idênticos ao do Google+. Quando quiser modificar o seu avatar ou o nome de usuário, você terá que fazer as alterações acessando seu perfil do Google+.
Leia mais: Google Drive: como usar
Como fazer a unificação
Caso você tenha interesse em unificar os seus perfis do Orkut e Google+ deve acessar a sua conta do Orkut e procurar por um banner que estará localizado no alto da página, mostrando a opção de unificação, contendo a seguinte descrição: “Conecte seus perfis do Orkut e Google+”. Caso o link ainda não esteja disponível, é preciso aguardar que ele seja liberado para a sua conta.
Clicando no link, você será direcionado a uma nova página onde deverá confirmar a integração entre os seus perfis das duas redes. Porém, antes de aceitar a unificação você deve saber que a ação é irreversível, ou seja, optando por unir os dois perfis você não terá como desvinculá-los, pelo menos inicialmente, de acordo com as informações divulgadas pelo Google.
Confira também: Google Docs, o seu Office Online
Importante
Apesar da unificação entre Orkut e Google Plus você continuará tendo os seus perfis em cada uma das duas redes, o que acontece é que os dados do seu cadastro serão os mesmos em ambas. Além disso, as opções de privacidade não serão alteradas e você poderá escolher se realmente quer compartilhar os seus posts públicos do Google+ com os seus amigos do Orkut.
Outra informação importante é que os comentários das duas redes não estarão sincronizados. Dessa forma, caso o usuário queira acompanhar uma determinada discussão, por exemplo, terá que acessar o seu perfil naquela rede onde o assunto está sendo discutido.
Fontes: Blog do Orkut e Tecmundo