Origem do dia internacional da Mulher

A Origem do Dia Internacional da Mulher está em todas as manifestações e lutas que tomaram conta do mundo no final do século XIX…

A Origem do Dia Internacional da Mulher está em todas as manifestações e lutas que tomaram conta do mundo no final do século XIX e início do século XX. As mulheres operárias começaram a reivindicar os seus direitos, tanto na vida como no trabalho. Naquela época, elas tinham salários baixos, enfrentavam cargas excessivas de trabalho e eram vistas como submissas aos homens.

Origem do dia internacional da Mulher. (Foto: Divulgação)

Nos últimos 100 anos, as mulheres buscaram o seu espaço na sociedade e provaram que são tão capazes quanto os homens. No entanto, por mais que o cenário tenha melhorado muito, elas ainda enfrentam uma série de problemas. Preconceito no mercado de trabalho, machismo e violência doméstica são alguns problemas que ainda estão latentes na sociedade e precisam ser combatidos todos os dias.

Veja também: 8 de março: Dia internacional da Mulher

Origem do dia internacional da Mulher

Muitas histórias estão relacionadas à origem do dia internacional da mulher, sendo que todas elas mostram as batalhas para conquistar direitos e igualdade com relação aos homens. A teoria mais aceita para justificar a data é do início do século XX.

Em 1911, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York começaram a reivindicar melhorias nas condições de trabalho e redução da carga horária para 10 horas diária. Na época, as costureiras chegavam a passar 16 horas por dia trabalhando sem parar. Elas também queriam receber um salário mais justo, afinal, a remuneração não chegava a um terço do que era pago aos homens.

Mais de 100 operárias morreram no incêndio de uma fábrica de tecidos. (Foto: Divulgação)

A manifestação das costureiras americanas foi repreendida de forma muito violenta. Cerca de 130 mulheres ficaram trancadas na indústria têxtil, que, em seguida, foi incendiada. Elas morreram carbonizadas nesse incêndio criminoso e desumano.

Leia Também:  Como surgiu o Ovo da Páscoa

O incêndio, que ocorreu no dia 25 de março, foi responsável por instigar ainda mais as lutas femininas em todo o mundo. Vários movimentos operários aconteceram não só nos Estados Unidos, mas também em toda a Europa.

A data comemora as conquistas das mulheres. (Foto: Divulgação)

O Dia Internacional da Mulher começou a ser comemorado em 1910, após a realização de uma conferência na Dinamarca. O dia 8 de março foi escolhido para fazer uma homenagem às mulheres que morreram no incêndio em Nova York.

Em 1975, um decreto da ONU (Organização das Nações Unidas) criou a data oficialmente para destacar todo o esforço das mulheres ao longo do século na conquistar os seus direitos.

Ao longo do século XX, as mulheres brasileiras também lutaram pelos seus direitos. Entre as grandes conquistas, vale destacar o voto feminino. Esse direito só foi concedido após muitas reinvindicações e discussões.

Para que serve o dia internacional da mulher?

As mulheres continuam lutando pelos seus direitos. (Foto: Divulgação)

O dia internacional da mulher representa uma ótima oportunidade para enviar mensagens e presentear com flores. No entanto, a comemoração não é o único propósito dessa data. O papel da mulher na sociedade precisa ser discutido e os direitos ampliados, por isso é muito importante a realização de debates, reuniões e conferências. Ainda há muito que ser feito para que a desvalorização da mulher fique, de vez, no passado.

Agora que você já conhece a origem do dia internacional da mulher, será que somos mesmo o “sexo frágil”?!

Top