Orientações para se sair bem numa dinâmica de grupo

Em uma era que mercado de trabalho  está, cada vez mais,  competitivo, saturado de profissionais, as  empresas fazem longos processos seletivos, para “garimparem” e…

Por Redacao em 31/10/2011

Em uma era que mercado de trabalho  está, cada vez mais,  competitivo, saturado de profissionais, as  empresas fazem longos processos seletivos, para “garimparem” e  encontrarem os profissionais que mais de destacam.

O  processos seletivos não se dão, somente, com avaliações de currículos e entrevista de trabalho. Os profissionais de RH, recursos humanos, estão desenvolvendo processos criativos de seleção e dinâmicas, para uma avaliação plena do comportamento dos candidatos a uma vaga de emprego.

Quanto mais elevado o cargo desejado, maiores são os critérios de seleção, envolvendo testes teóricos, práticos e psicológicos para contratação.

Uma das fases de avaliação mais temida pelos candidatos, por ser momento em que terão de interagir com possíveis colegas de trabalho e atuais concorrentes, são as dinâmicas em grupos.  A dinâmica em grupo, executada em processos de seleção, são de tamanha importância para a escolha do candidato, pois é nela que a desenvoltura, criatividade e principalmente, o diferencial se sobrepõe. Pensando nisso, muitas pessoas se perguntam como se portar na hora da execução de uma dinâmica em grupo.

Algumas dicas básicas e fundamentais para uma boa execução das dinâmicas são:

  • Dar ideias, soltar a imaginação.
  • Falar o suficiente, nunca demasiadamente e também, não economizar nas palavras, quando for expor algo relevante.
  • Autoconfiança e determinação podem ser grandes parceiros para essa conquista.
  • Mostrar que você está participando e principalmente interessado na resolução do caso.
  • Evitar comentários impertinentes e muita exposição desnecessária.

 

Top