Organizar uma Biblioteca Pessoal Dicas

Ser organizado na correria da vida não é uma missão muito fácil.

Mas é preciso ser assim se não quiser levar a vida aos tropeços em meio à bagunças e desorganizações que só atrapalham a vida. Aqui no Mundo das Tribos, você vai saber dicas para por na linha os seus livros. Preste atenção que são dicas preciosas que vão ajudar você a catalogar seus livros.

Primeiro é bom ir definindo que Biblioteca Pessoal é um sistema que tem todos os livros os quais são confeccionados assim como publicações de outra natureza como revistas, recortes, CD’s e DVD’s  sendo que todas estas publicações devem pertencer a uma pessoa apenas para que seja considerada como coleção.

Outra vantagem de ter a biblioteca pessoal organizada é ter a otimização do tempo, poupando o tempo na hora em que precisar com certa urgência de um material.  Mas, vamos a como organizar uma biblioteca pessoal.

Primeiro.  Veja qual a premissa dos materiais que pretende guardar para que priorize e só guarde aquilo que for fundamental e necessário na sua coleção. Afinal, não perca tempo nem espaço com peças que você vê que não fará tanta diferença.

Depois da seleção criteriosa você terá como catalogar a sua biblioteca.

A segunda dica é dividir por seções. Primeira a dos livros; depois a dos periódicos como revistas, em  seguida CD´s  e DVD`s.

Depois deste passo, arrume tudo dentro da sua devida categoria por ordem alfabética em relação aos títulos da obra. É mais fácil se encontrar pelo nome do livro do que pelo autor que pode ter mais livros escritos.

Em caso de uma coleção com poucos itens, crie simbologia para saber encontrar a publicação que deseja. Tipo: azul para revistas, verde para livros, amarelo para CD´s e por aí vai. Sendo que cada item deverá ter na sua lombada  a devida identificação.

Guarde tudo em um ambiente sem muita umidade. Isto prejudica os livros.
Outra opção é montar a coleção por assuntos como separar livros de filosofia, de arte, religião, física, etc.

Outro ponto é a decoração da biblioteca pessoal. Do estilo clássico ao mdeorno é bom que tudo fique do seu jeito.

Há várias formas de se montar a sua coleção.

Escolha a sua e poupe tempo para achar o material que deseja.

Reply