Organizar armários: dicas, como fazer

Manter o quarto em ordem é um desafio para muitas pessoas, especialmente quando há várias coisas espalhadas pelo cômodo ou misturadas no armário. Para…

Por Isabella Moretti em 29/03/2012

Um armário bagunçado é atraso de vida!

Manter o quarto em ordem é um desafio para muitas pessoas, especialmente quando há várias coisas espalhadas pelo cômodo ou misturadas no armário. Para mudar esta realidade, o morador precisa organizar-se, separando as roupas, sapatos e outros acessórios que ajudam na montagem do look de cada dia.

Um armário desorganizado representa um verdadeiro atraso de vida, afinal, a pessoa nunca sabe ao certo onde colocou uma peça e perde tempo procurando. Quando não existe uma ordem pré-estabelecida nas repartições e gavetas, encontrar as roupas e outros itens pessoais torna-se uma tarefa quase impossível.

Não adianta o dormitório estar arrumado enquanto o armário se encontra um caos, isso provavelmente vai atrair energias ruins para o morador. Segundo o Feng Shui, é importante se desfazer daquilo que não tem mais utilidade e abrir o móvel para o contato com o novo. Quando o armário se encontra sobrecarregado de coisas, acaba atrapalhando o fluxo de energias positivas no ambiente.

Confira as dicas para organizar o armário e mantenha o quarto arrumado:

Procure se livrar do desnecessário para ter mais espaço.

Descarte as peças que não são usadas: em primeiro lugar, tire todas as coisas do armário para facilitar a visualização das roupas e acessórios. Em seguida, descarte os itens que estão velhos ou não serão mais usados. Feita a primeira distinção das peças descartadas, retire-as do quarto para não se misturar de novo com as outras. Ao descartar peças, sobrará mais espaço para o armazenamento.

Determine lugares: para tornar possível a ideia de organização, é importante determinar um lugar para cada coisa. Agrupe os itens que possuem semelhanças nas gavetas ou repartições do armário, dobrando com cuidado e deixando mais acessível às peças que são usadas com frequência. A roupa de cama deve ficar sempre guardada na prateleira mais alta.

Separe as peças: é importante fazer a distinção das peças para depois colocá-las no armário, por isso separe-as por temas, cores, tipos e tamanhos. Padronize os cabides, colocando em cada um deles até duas peças. Em seguida, organize as gavetas, deixando cada compartimento para uma finalidade.

Coloque cada coisa no seu devido lugar.

Armazenamento: cada peça de roupa tem um jeito certo de ser dobrada, para não danificar o tecido ou amassar com facilidade. Desta forma, procure conhecer as técnicas para dobrar cada roupa e armazená-la. As peças que estão fora de temporada precisam de um cantinho no guarda-roupa, mas é importante tomar cuidado para que elas não sejam afetadas pelo mofo. Assim, prefira colocar as peças no saco de armazenamento a vácuo.

Aproveite as dicas e tome coragem de organizar o seu armário.

Top