Dicas de Organização e Produtividade Pessoal

Dicas de Organização e Produtividade Pessoal

As dicas de organização e produtividade pessoal prometem ser de grande ajuda para quem não está conseguindo dar conta das responsabilidades do dia-a-dia. Elas…

Por Editorial MDT em 04/08/2014

As dicas de organização e produtividade pessoal prometem ser de grande ajuda para quem não está conseguindo dar conta das responsabilidades do dia-a-dia. Elas ajudam a conciliar as tarefas dentro de um tempo hábil e sem prejuízos.

Dicas de Organização e Produtividade Pessoal. (Foto: Divulgação)

A vida das pessoas está cada vez mais afetada pela correria. Elas precisam trabalhar, cuidar da casa, administrar questões familiares e, em muitos casos, dar conta dos estudos. Tantas obrigações não cabem em 24 horas por dia. Será mesmo? As dicas de organização contradizem esta ideia de “falta de tempo” e ajudam a melhorar o rendimento.

8 Dicas de Organização e Produtividade Pessoal

Confira a seguir 8 dicas de organização e produtividade pessoal:

1. Elabore uma lista de tarefas

A melhor forma de organizar o dia, seja no contexto pessoal ou profissional, é elaborando uma lista de tarefas. Ao tomar nota de suas obrigações, a pessoa consegue adaptar os compromissos ao tempo disponível. A lista é o planejamento essencial para que a execução possa acontecer.

2. Estabeleça prioridades

Uma forma de melhorar a produtividade pessoal é estabelecendo as prioridades. A pessoa deve executar primeiro as tarefas consideradas urgentes, ou seja, que possuem prazos apertados e não podem esperar.

3. Tenha disciplina

Para aproveitar melhor o tempo, é importante que o indivíduo tenha disciplina no seu dia-a-dia. Ele não pode dispersar os seus pensamentos e nem perder o foco com distrações. Jogos de computador, redes sociais, smartphone e TV costumam ser inimigos da disciplina.

Acorde mais cedo para o seu dia render e monte uma lista de tarefas. (Foto: Divulgação)

4. Acorde cedo

As horas do dia parecem insuficientes para as suas tarefas? Então acorde mais cedo. Despertar logo nas primeiras horas da manhã é uma forma de organizar os compromissos e encontrar um ponto de equilíbrio para começar. O início do dia deve contar comum café da manhã reforçado.

5. Não faça mais de uma tarefa ao mesmo tempo

Quando uma pessoa faz várias coisas ao mesmo tempo, dificilmente ela consegue fazer bem feito. Desta forma, é recomendado reservar um tempo exclusivo para realizar cada tarefa.

6. Tenha um método

Adotar um método é o segredo de muitas pessoas que buscam aumentar a produtividade pessoal. Alguns livros apresentam ideias interessantes para se organizar e não perder o foco. Autores como David Allen e Stephen Covey possuem ótimas estratégias.

Adotar um método é uma forma de aumentar a produtividade. (Foto: Divulgação)

7. Aprenda a dizer não

Uma pessoa só consegue dar conta de suas tarefas pessoais e profissionais em tempo hábil se ela aprender a dizer “não”. Não dá para querer abraçar todos os compromissos se já não existe mais espaço na agenda.

8. Reconheça a vida como um todo

Quando a pessoa não consegue dividir bem o seu tempo, ela acaba se dedicando demais a determinadas tarefas e se esquecendo de outras. Um pecado bastante comum é trabalhar demais e se esquecer de outros pontos importantes da vida, como amigos, lazer, família e relacionamento.

Coloque em prática as dicas de organização e produtividade pessoal e cumpra com os seus compromissos.

Top