Orégano – Antioxidante poderoso

O orégano é uma planta muito apreciada na culinária. Muitas pessoas não comem pizza sem ele. Para outras, ele é essencial no preparo de…

O orégano é um tempero que melhora o gosto de vários pratos. Além disso faz muito bem a saúde.

O orégano é uma planta muito apreciada na culinária. Muitas pessoas não comem pizza sem ele. Para outras, ele é essencial no preparo de um molho, ou mesmo, daquele sanduíche natural. Independente do seu modo de consumo é um ingrediente ‘chave’, pois dá um sabor inigualável à comida.

Apesar da sua grande utilização na área gastronômica, suas qualidades vão além. O orégano possui importantes propriedades terapêuticas, dentre elas, a principal é seu fator antioxidante. Conheça agora os benefícios do consumo desse importante tempero.

Antioxidante poderoso

Após estudos comprovados pelo Departamento de Agricultora dos EUA, foi constatado que o orégano, além de trazer sabor aos alimentos, é uma fonte rica em antioxidantes. Isto ocorre devido a presença de duas substâncias, em especial o ácido fenólico e os flavonoides.

Os antioxidantes são sinônimos de boa saúde. Fazem parte de uma classe de compostos que impedem o aparecimento de alguns tipos de danos teciduais, por combater a formação dos temíveis radicais livres. Dentre os principais produtores de radicais livres em nosso meio temos: pesticidas, fumaça e o próprio metabolismo humano.

Outro prato que fica muito bom com orégano é a tradicional batata frita.

Para quem não se lembra, os radicais livres contribuem para o envelhecimento precoce, além do aparecimento dos tumores. Dessa forma, quando de trata de um alimento antioxidante, ao consumi-lo seu organismo estará protegido contra as doenças anteriormente citadas, além de outras como:

  • Derrames cerebrais;
  • Doenças cardíacas;
  • Controle do diabetes mellitus;
  • Doenças do sistema circulatório.

É importante ressaltar que esta erva foi estudada e comparada a outros alimentos, como frutas, verduras e legumes que também possuem a propriedade antioxidante. Porém, como resultado foi demonstrado que o orégano tem uma potência antioxidativa de 3 a 20 vezes mais elevada do que os outros alimentos em questão. Decifrando o porquê de ser uma planta considerada tão poderosa em nosso meio.

Leia Também:  Melhores Seriados de 2010 2011

Outras propriedades

Este ingrediente além de ser um poderoso antioxidante também possui propriedades como:

  • Potente diurético;
  • Auxilia na expectoração;
  • Diminui a ocorrência de infecções por sua ação antimicrobiana.

Uma ótima receita - maionese com orégano.

Como pode ser percebido, o orégano possui uma ação poderosíssima em nosso organismo, o combate aos radicais livres. Dessa maneira, colabora no rejuvenescimento da pele, além de atuar na prevenção do câncer e outras doenças relacionadas.

É importante lembrar que existem muitas receitas diferentes que utilizam esse tempero. Essa é uma grande vantagem, pois variando o cardápio fica mais difícil enjoar do sabor. Inclua o orégano em seu dia-a-dia e usufrua das vantagens na saúde.

Top