Open house: o que é, saiba como organizar

Open house: o que é, saiba como organizar

A mudança para uma casa nova costuma ser conturbada, afinal, é preciso se preocupar com o empacotamento dos pertences, o transporte e a arrumação.…

Por Isabella Moretti em 01/09/2013

A mudança para uma casa nova costuma ser conturbada, afinal, é preciso se preocupar com o empacotamento dos pertences, o transporte e a arrumação. Quando a residência fica pronta, o morador pode fazer uma festa para comemorar com os amigos e apresentar o novo lar. Este tipo de evento recebe o nome de open house (casa aberta, em inglês).

Open house é a recepção perfeita para inaugurar a casa nova. (Foto:Divulgação)

O que é um open house?

A open house é um tipo de recepção informal que acontece na casa do anfitrião. Os convidados normalmente não recebem convites impressos, mas sim são comunicados sobre o evento através de email, Facebook, telefone e boca-a-boca.

A festa open house é considerada favorável porque cria um clima mais intimista para receber os amigos e familiares. Em comparação com outros eventos, ela também tem a vantagem de ser mais em conta financeiramente, pois não requer a locação de um local específico.

Como organizar o open house?

Como qualquer tipo de festa, o open house requer uma lista de preparativos com os itens fundamentais para que o evento aconteça. Confira a seguir o que é importante providenciar:

Preparo do espaço
Mesmo sendo recém-organizado, o espaço residencial precisa de algumas modificações para comportar a festa. O anfitrião deve tirar do local todos os objetos que podem quebrar ou que comprometam a circulação das pessoas.

O objetivo é receber os amigos, por isso evento é bem informal. (Foto:Divulgação)

Decoração
As flores representam uma ótima opção para deixar a casa charmosa e aconchegante. Os arranjos podem ser usados para enfeitar pontos estratégicos, como o lavabo, o hall de entrada e a sala de estar. A decoração do espaço deve valorizar as acomodações dos convidados e os utensílios para se servir.

Se a casa não tiver muitos lugares para acomodar os convidados, vale a pena apostar nos almofadões e criar uma atmosfera bem descontraída.

Repertório
O anfitrião deve elaborar uma seleção de músicas para o open house. Também existe a possibilidade de pedir para algum amigo tocar violão e deixar o clima da festa ainda mais agradável. A música garante a animação da festa, mas é importante tomar alguns cuidados. O som não pode atrapalhar a conversa dos convidados.

Aperitivos saborosos podem ser servidos aos convidados. (Foto:Divulgação)

Cardápio
A festa open house não combina com pratos elaborados, afinal, a sua proposta é simples. O anfitrião pode servir salgadinhos e docinhos que dispensem o uso de talheres. Para beber, vale a pena apostar em no mínimo duas opções de bebidas com álcool e duas sem álcool.

Presentes
A organização da open house não requer uma lista de presentes. Os convidados devem se sentir à vontade para levar ou não pequenos mimos, como caixas de bombom e vinho.

Atrações
O baralho, o karaokê e o videogame são opções de entretenimento para deixar a festa mais divertida.

Top