Oniomania: principais sintomas

Na novela Salve Jorge a delegada Heloisa volta e meia tem problemas com a filha e o genro, sem falar do estresse que é…

Na novela Salve Jorge a delegada Heloisa volta e meia tem problemas com a filha e o genro, sem falar do estresse que é gerado pela relação de amor e ódio ela e seu ex-marido que quer voltar a ser atual. Além disso, a bela interpretada por Giovanna Antonelli tem um trabalho estressante e até já sofreu dois atentados contra a sua vida. Diante dessa vida turbulenta a moça desenvolveu uma doença chamada oniomania, ou popularmente “vício em compras“.

Leia mais sobre: Doenças transmitidas pela saliva

 

Comprar produtos iguais é um dos sintomas dessa doença (Foto: Divulgação)

Prestem atenção na trama de Glória Perez: Sempre que Helô passa nervoso ou sofre de ansiedade uma nova sacolinha aparece em seu guarda-roupa abarrotado de coisas novas que nunca são usadas. Esse problema descrito na novela não é exclusividade da ficção. Cerca de 10% da população mundial sofre desse mal, e desconta nas compras a frustação do dia a dia.

Mulheres sofrem mais com a oniomania

A oniomania acomete mais as mulheres, sendo que cada pessoas do sexo feminino com o problema para cinco do masculino. Quem sofre dessa compulsão por compras, no geral, são economicamente ativas e na faixa etária entre 30 e 50 anos. Perfil no qual também se encaixa a personagem de Giovanna Antonelli. Mesmo sendo mostrado como pano de fundo dessa personagem complexa, a exposição da doenças em horário nobre é positiva e faz com que mais pessoas procure ajuda.

Saiba mais sobre: Doenças que dão direito à aposentadoria

 

A onimania afeta mais mulheres (Foto: Divulgação)

Ricos e pobres podem sofrer da oniomania

Independente de ter mais ou menos dinheiro na conta bancário, a oniomania é uma doença que não distingue a situação econômica da pessoa que a tem. O endividamento é uma consequência desse problema. Além disso, é um sintoma do problema comprar o mesmo item só que em várias cores. As roupam são o alvo certo de quem tem esse problema e mesmo com o guarda-roupa abarrotado, quem sofre do mal não consegue usufruir dos bens.

Leia Também:  Dieta para quem tem úlcera

Comprar causa uma sensação ode prazer, por isso que as pessoas que sofrem desse transtorno acabam canalizando suas frustrações para essa atividade. Quem sofre com esse transtorno deve procurar ajuda de um psicólogo, inicialmente, que vai avaliar grau do problema e poderá encaminhar para um psiquiatra.

Top