Onde praticar snowboard?

O snowboard é um esporte que consiste em deslizar por montanhas cobertas de gelo usando uma ‘prancha’. Também pode ser praticado em pistas artificiais…

O snowboard é um esporte que consiste em deslizar por montanhas cobertas de gelo usando uma ‘prancha’. Também pode ser praticado em pistas artificiais criadas para isso. O praticante deve se equilibrar durante a descida somente com o movimento do corpo, sem apoio e sem poder colocar os pés no chão – aliás, os pés ficam presos na prancha. O praticante  também realiza manobras durante a descida. Quem já andou de skate ou praticou o surf está um pouco mais familiarizado com o estilo e, no Brasil, podemos encontrar uma variante do snowboard realizada em dunas, principalmente nas praias do nordeste – o sandboard, criado por surfistas em dias de poucas ondas.

O snowboard é um dos esportes de inverno que mais faz sucesso por aqui. O Brasil não tem um clima muito propício nem muitos lugares onde praticar snowboard, e o esporte sai caro por todo o seu vestuário, equipamento e custos com os locais para treino, mas ainda assim para quem é fã do esporte, nada disso desanima. Para a prática do snowboard é ideal que você possa adquirir botas apropriadas, as bindings – presilhas que prendem as botas na prancha, existem vários modelos – a prancha, que deve ser muito bem pesquisada, os óculos – de preferência bem escuros e com uma excelente proteção solar, já que o Sol refletido na neve pode acabar causando lesões nos olhos, roupas específicas – incluindo luvas e tocas – e o capacete, item de segurança indispensável. Se você está realmente interessado em praticar o snowboard tenha em mente que a compra de todos esses itens será um investimento alto e necessário, antes mesmo de você começar. Mas a maior dificuldade da prática no Brasil continua sendo a ausência de neve!

Continuar Lendo  Copa América 2011 Ingressos

Uma das etapas da Copa Continental Sul-Americana é o Campeonato Brasileiro de snowboard, realizado em países vizinhos – Chile ou Argentina. Apesar disso, em uma cidade no interior de São Paulo – São Roque, localizada a 54 quilômetros da capital – existe uma pista artificial para esqui e snowboard. Em São Roque está localizada a única estação de esqui do Brasil, com duas pistas artificiais, feitas com plástico polietileno – formando um tipo de carpete emborrachado. Em julho as pistas recebem neve artificial. São duas pistas, uma de 100 metros, com pouca inclinação, ideal para quem está iniciando a prática; e outra de 400 metros, um pouco mais inclinada, classificada como tendo dificuldade média, pelos padrões internacionais. E mesmo possuindo apenas essa pista, o Brasil ainda consegue liderar a maior parte dos rankings de snowboard na América do Sul!

Se o interesse pelo esporte é muito grande e as condições financeiras forem mais favoráveis é possível marcar a data das férias de acordo com os principais locais para prática de snowboard no mundo e, se tudo der certo, ir descer montanhas no Canadá ou nos EUA. Aqui na América do Sul temos boas opções também, como as montanhas de nossa vizinha Argentina ou as montanhas do Chile. Existem diversas estações especializadas espalhadas pelo mundo e praticamente todos os atletas brasileiros dessa modalidade praticam fora do país. As dificuldades não devem desanimar os fãs. Quem sabe, com mais gente procurando as pistas artificiais, elas não acabem crescendo e virando febre no Brasil?

 

Top