Onde praticar budismo

Mais do que uma religião, o budismo é uma filosofia de vida baseada nos ensinamentos de Buda (O Iluminado, em sânscrito, tradução aproximada) e…

Mais do que uma religião, o budismo é uma filosofia de vida baseada nos ensinamentos de Buda (O Iluminado, em sânscrito, tradução aproximada) e não apresenta uma divindade, sendo que qualquer ser que conseguir atingiar a iluminação pode ser considerado buda. Sem uma ideia de divindade por trás da criação do universo e dos rumos da vida do homem, o budismo surgiu na Índia e se espalhou por todo o oriente. Baseado em princípios de bondade e compreensão e na busca pela paz e pela sabedoria, o budismo acabou ganhando muitos adeptos também aqui, no ocidente. A ignorância é considerada fonte de sofrimento e tristeza, por isso é necessário conhecer as Quatro Nobres Verdades e caminhar pelo Nobre Caminho Óctuplo para atingir a sabedoria e sair do sofrimento.

O budismo nos diz que todos os seres são capazes de atingir a iluminação e que estamos presos a um ciclo de vida, morte e renascimento até que possamos atingir nossa iluminação. Nesses ciclos nós não conseguimos ter consciência de nossas vidas passadas, mas sabemos da existência do karma (feito, ação em sânscrito, tradução aproximada) e é por causa dele que nascemos em determinado lugar e de determinada maneira. Nossas boas atitudes provocam um karma positivo e as consequências para os outros e para nós mesmos serão boas. Já atitudes ruins provocam um karma negativo e consequências negativas para essa vida e as próximas. Nosso renascimento, determinado pelo karma, pode se dar em seis reinos distintos: Devas (deuses), Asuras (semideuses), Humanos, Animais, Petras (espíritos famintos) e Seres do Inferno. Em cada um desses reinos estamos sujeitos ao ciclo de vida, morte e renascimento até atingir a Iluminação e nosso karma definirá qual o reino onde nasceremos.

Continuar Lendo  Banco do Brasil Oferece Vagas de Estágio

Como podemos ver pelo conceito de karma, os praticantes do budismo têm como princípio as boas atitudes para com todos, em busca de sempre melhorar seu karma e atingir o Nirvana – estado de consciência, de perfeita felicidade e libertação, saindo assim do ciclo de vida, morte e renascimento. Muitos budistas possuem um altar em casa, como forma de lembrá-los quais os preceitos de bondade e equilíbrio que devem seguir – isso significa que para um budista, o budismo é praticado o tempo todo, em todos os lugares em que ele esteja. Mas existem templos budistas, locais propícios para a contemplação e a meditação e para encontrar outros budistas, além de, muitas vezes, oferecerem cursos e palestras. Um desses lugares é a Sociedade Budista Brasileira, que fica no Rio de Janeiro e está funcionando em uma sede provisória. Também existe a Sanga Soto Zen Budista Águas da Compaixão que fica em Pelotas. Águas da Compaixão possui sede em outras cidades também. Mas não existe uma articulação nacional entre todos os centros. Aqui é onde podemos encontrar diversos locais de prática budista no Brasil. O melhor é pesquisar através da sua região qual o local mais próximo de você em que pessoas pratiquem o budismo. Até porque, o budismo consiste em várias escolas diferentes e cada local tem um tipo de prática e de ensinamentos.

 

Top