Onde passear de escuna

A escuna é um tipo de veleiro perfeito para passear pelo litoral e apreciar de perto a beleza das paisagens. As primeiras escunas foram…

Por Isabella Moretti em 03/01/2013

A escuna é um tipo de veleiro perfeito para passear pelo litoral e apreciar de perto a beleza das paisagens. As primeiras escunas foram usadas pelos neerlandeses, mas hoje elas se transformaram em verdadeiras atrações em algumas cidades brasileiras.

As regiões com escunas normalmente possuem paisagens paradisíacas, ou seja, formadas por uma natureza preservada, areia clarinha e águas límpidas.

Leia mais: Passeio de Escuna em Santos

Lugares para passear de escuna no Brasil

Embora a escuna seja um meio de transporte agradável e que é capaz de aquecer o turismo, não são todas as cidades litorâneas que dispõem deste tipo de passeio. Veja a seguir onde passear de escuna no Brasil e desfrutar de momentos inesquecíveis:

Paraty
Quem viaja para Paraty tem a obrigação de participar de um passeio de escuna, um dos principais atrativos da cidade. Os barcos normalmente saem do cais e param em quatro lugares (ilhas ou praias).  O passeio é longo, dura cerca de cinco horas, mas os turistas podem encontrar a bordo da escuna comes e bebes para tornar a aventura mais interessante.

Em Paraty existe a possibilidade de reunir um grupo grande de amigos e alugar uma escuna. Este tipo de passeio pode ser negociado diretamente com o proprietário do barco ou com a agência de turismo. Em média cada embarcação comporta 10 pessoas.

Maceió
A escuna pode ser um meio de transporte para conseguir chegar a uma praia mais afastada e de difícil acesso. O turista que está em Maceió deve seguir de carro para a Praia do Niquim, em Barra de São Miguel. Depois, ele pega uma escuna no cais, que custa normalmente 35 reais (ida e volta) e segue o trajeto pelo mar rumo Praia do Gunga.

Costa Esmeralda
A Costa Esmeralda abrange os municípios de Porto Belo, Itapema e Bombinhas. Para explorar as belezas do litoral, os turistas costumam recorrer ao passeio de escuna. O barco mais conhecido neste trajeto é o Porto dos Piratas, que mantém as suas atividades principalmente de dezembro a fevereiro.

Guarujá
Quem está passando as férias de verão no Guarujá precisa conhecer uma das áreas mais bonitas do litoral paulista: a Serra do Guararu. Um passeio de escuna é perfeito para percorrer a região e chegar até a Praia de Iporanga.

Angra dos Reis
No cais de Santa Luzia o turista tem acesso a uma escuna, que percorre o litoral de Angra e passa pelos lugares mais bonitos do município, como a Ilha Cataguases, a Lagoa Azul e a Praia de Japaris. O passeio dura seis horas e custa 30 reais por pessoa.

Ubatuba
Em Ubatuba há escunas com roteiros maravilhosos, que prometem revelar os principais encantos do litoral paulista. Entre as embarcações que fazem sucesso, vale ressaltar a Galha Negra, Morada da Praia e Mar Azul Turismo.

Veja também: Passeios em Ilhabela: sugestões, dicas

Top