Onde fazer passaporte em Porto Alegre

Você que mora em Porto Alegre e está prestes a viajar e ainda não sabe como fazer o tão famoso passaporte, fique atento, pois…

Por Redacao em 15/05/2011

Você que mora em Porto Alegre e está prestes a viajar e ainda não sabe como fazer o tão famoso passaporte, fique atento, pois agora terá algumas dicas de como e onde fazer esse documento. Todos sabem que para se fazer uma viagem entre países fora da America do sul, há a necessidade do famoso documento chamado passaporte, pois essa carteira nada mais é do que uma identidade emitido pelo governo nacional atestando formalmente que o portador tem permissão do governo para cruzar fronteiras de países estrangeiros e também está ligado o direito de proteção legal do individuo no exterior e o retorno do mesmo ao teu pais de origem.

Onde fazer passaporte em porto alegre

Agora que já sabe o porquê da necessidade do passaporte para uma viagem internacional, chega a hora de saber como adquirir esse documento. O processo de solicitação desse documento se inicia com o acesso ao site do Departamento da Policia Federal [www.dpf.gov.br]. Existem em circulação dois tipos de passaporte, o comum padrão ICAO, de cor azul, esse foi implantado em todo o Brasil, mas também quem tiver ainda o passaporte no antigo modelo padrão não-ICAO, de cor verde, pode continuar usando até o vencimento do mesmo.

Acessando o site do Departamento de Policia Federal, clique em “emissão de Passaporte”, lá encontrará um formulário com seus dados, preencha e ao final digite o código de segurança e confirme. Ao clicar em confirmar, serão exibidos três caminhos, mas inicialmente clique em “gerar protocolo”, depois “gerar GRU” [guia para pagamento da taxa] e finalizando em “fechar”. Se tiver duvida em qualquer momento do preenchimento do formulário ou outros, ligue para 0800-778 2336 ou procure ajuda através do e-mail [email protected]

Onde fazer passaporte em porto alegre

Na finalização dessa primeira etapa, será emitida a GRU – Guia de Recolhimento da União. Esse boleto deverá ser pago, respeitando sua data de vencimento. Assim como os passaportes, a taxa tem dois valores, se você já tem um passaporte comum ICAO, cor azul, e está atualizando ou tirando um nove a taxa com a apresentação do anterior, é de R$ 156,07, já se você não tem ou é a primeira vez que está adquirindo um a taxa é de R$ 312,14.

Enfim, ao termino de todo esse processo compareça munida de toda a documentação original exigida e GRU paga e o protocolo de solicitação, a um dos postos do DPF. Geralmente em algumas unidades do DPF é preciso fazer um agendamento prévio. Se você mora em Porto Alegre, o DPF localiza-se na avenida Ipiranga, 1365 – Jardim Guanabara – Porto Alegre – RS, telefone (0xx)51 3235-9000. ligue e verifique se precisa fazer um agendamento prévio.

Lembrando que é obrigatória a presença física do requerente do documento na unidade do DPF, inclusive se o mesmo for menos de 18 anos. E por meio eletrônicos serão coletadas as digitais, assinaturas e fotografias na unidade do DPF. Os passaportes só são entregues pessoalmente a seu titular, mediante a apresentação do RG e assinatura de recibo. O prazo de entrega do passaporte é de no Maximo seis dias úteis, busque seu documento no local e horário indicados. A validade do mesmo é de até cinco anos. Ao expirar o prazo de validade o portador deverá solicitar um novo documento. Aproveite essas dicas e faça já o teu passaporte e boa viagem.

Top