Onde fazer curso de mba?

Atualmente, cada vez mais, as pessoas buscam manter sua empregabilidade. É ela que garante a sobrevivência em mercado de trabalho caracterizado pela alta competitividade.…

Atualmente, cada vez mais, as pessoas buscam manter sua empregabilidade. É ela que garante a sobrevivência em mercado de trabalho caracterizado pela alta competitividade. Para manter-se vivo nesse competição, a reciclagem profissional é imprescindível. Os executivos não estão imunes a essa realidade. Tanto que segundo uma pesquisa recentemente realizada por uma consultoria de RH verificou-se que de 1991 a 1998, o número de executivos cursando  MBA teve um aumento de 620%. Para se ter uma ideia, somente na universidade de Michigan existem cerca de 35 brasileiros estudando por lá, assim como há esse número de brasileiros estudando também  em Harvard, Kellogg e Wharton.

Qual seria o motivo de tanta gente se interessar em realizar uma MBA ou Máster in Business Administration ou Mestre em Administração de Negócios? Além dos profissionais que atuam na área administrativa, verifica-se que há também um grande número de pessoas empreendedoras, ou seja, que decidiram partir para a vida de pequeno ou médio empresários, até para superar aquela famosa barreira que diz que a maioria das pessoas que partem para esse caminho, desistem em pouco tempo. Então ao procurar fazer uma MBA essas pessoas, na realidade, estão buscando alçar vôos mais altos.

Para aqueles que desejam seguir esse caminho, a primeira pergunta que deve “pintar” é sobre quanto custa? Bom, na ponta do lápis, constata-se que o preço varia de uma escola para a outra, pesa também a duração e, sem dúvida, a qualidade do curso. Para se ter uma ideia, uma MBA feita no exterior, com duração de dois anos, chega a custar 120 mil dólares. Para fazer uma MBA é preciso que a pessoa tenha experiência profissional de, no mínimo, três anos, tenha fluência em inglês, principalmente, se for fazer MBA no exterior e também deve, por meio de uma entrevista e análise de currículo realizados em uma pré-seleção, convencer a escola que será um bom aluno.

Continuar Lendo  Graduação Sanduíche Ciência Sem Fronteiras 2014: inscrições abertas

Critérios para escolher a escola ideal

Nesse aspecto, em razão da grande procura desse curso nos últimos 20 anos, o Brasil oferece uma bons cursos de MBA. Um deles, considerado um dos melhores, é o da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, que oferece curso de MBA em Gestão Empresarial, em Gerenciamento de Projetos, em Marketing, em Gestão de Pessoas, em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, em Logística, em Comércio Exterior e em Negócios Internacionais. Paga-se em torno de 46 mil reais por um curso de dois anos.

Outra boa pedida é a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP) que oferece a MBA Executive International, com duração de um ano e meio por um total de 21 mil reais. Há também como alternativa a Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, que oferece uma MBA que já formou em 15 anos mais de 3 mil executivos, diretores e gestores de mais de mil empresas tanto nacionais quanto multinacionais e custa 17 mil e quinhentos reais, pela duração de 10 meses.

Já a Escola Superior de Propaganda e Marketing, oferece o MBA Executivo, que visa formar um profissional habilitado para liderar e aplicar conhecimento em situações novas e não familiares, com ênfase em um currículo generalista em negócios, com possibilidades de especializar-se na área de excelência de marketing ou marketing de serviços. Tudo isso pelo custo de 36 mil reais em dois anos.

Essas são algumas das opções para ficar antenado nas novidades que rolam na área administrativa. Certamente o dinheiro gasto com esses cursos, jamais poderá ser considerado uma despesa, mas um investimento em nome da empregabilidade.

Continuar Lendo  Curso de Graduação a Distância da UNEB - EAD 2011

Top