Onde as bactérias se alojam no seu lar

Onde as bactérias se alojam no seu lar

Veja como evitar que bactérias tomem conta da sua casa. Pequenos cuidados fazem toda a diferença .[…]

Por Redacao em 05/10/2011

Onde as bactérias podem se alojar no seu lar? Essa é uma pergunta básica para quem quer se proteger desses inimigos invisíveis, mas que têm muito poder. Alguns pequenos cuidados podem ser tomados e são tão sutis que no final nem dá para sentir tanta diferença de como se levava a vida antes de ter atitudes mais pensadas.

Cortinas, roupas de cama e tapetes são os lugares onde há o maior acúmulo de poeira e bactérias. Eles devem ser lavados uma vez por mês, pelo menos. De acordo com especialistas, aproximadamente 80% da sujeira dentro do lar é proveniente de restos de descamação da pele humana, dessa forma, manter todas as roupas de cama sempre limpas é fundamental.

O chão também deve ser bem limpo para não abrigar mais bactérias. A limpeza dele não deve ser feita apenas com aspirador de pó, mas também com pano úmido com detergente e ainda com um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária, dessa forma, é garantido que as bactérias não resistam.

A esponja que lava a louça, muitas vezes, é a mesma que lava a pia, o que é errado. É importante ter uma para cada função. Outro ponto é que a esponja é onde ocorre um grande acúmulo de restos de comida, sendo terreno fértil para a proliferação das bactérias. Portanto, uma forma de evitar isso é mergulhá-la ao final do dia em água fervente e permanecer lá durante cinco minutos.

O pano que é usado para secar a louça também merece uma atenção especial porque pela umidade torna-se um campo de proliferação de bactérias. O ideal é deixá-lo em uma mistura de água com água sanitária após secar todos os pratos e talheres, e só voltar a usá-lo depois que ele secar.

Aquela comida maravilhosa que sobrou do almoço deve ser colocada imediatamente na geladeira em potes destampados para que possam ser resfriados o mais rápido possível e não haver a proliferação de bactérias. Se forem colocados com tampa ainda quentes, aquilo ali será transformado em uma estufa e não fará quase diferença se o alimento estivesse fora da temperatura mais fria. Depois de umas duas horas, então eles devem ser tampados.

Tábua de cortar carnes, colher de pau e socador de bife. Muitos desses utensílios são de madeira e acabam acumulando restos de comida nas fissuras, além de demorar para secar. Portanto, não é recomendado o uso de objetos que sejam daquele material. Os utensílios de plástico acabam fissurando-se com o tempo, portanto, as mais indicadas são as tábuas de vidro e todo o resto de alumínio.

Top