Ômega 3 na gravidez: benefícios

A gestação é um período bastante delicado, tanto na vida da futura mamãe como também no desenvolvimento do feto. Por isso, é muito importante…

A gestação é um período bastante delicado, tanto na vida da futura mamãe como também no desenvolvimento do feto. Por isso, é muito importante ficar atento a alguns fatores como a alimentação, capaz de proporcionar grandes benefícios ou até mesmo acabar prejudicando a saúde, quando é deixada de lado.

Uma alimentação balanceada pode beneficiar tanto a mãe como seu bebê. (Foto: divulgação)

Existem várias substâncias muito importantes, especialmente no início da gestação, como é o caso do ácido fólico e complexos vitamínicos. Mais recentemente o ômega 3 vem se destacando entre os queridinhos dos médicos que realizam acompanhamento gestacional. Fique por dentro do assunto e conheça os benefícios do ômega 3 na gravidez.

Saiba onde o ômega 3 pode ser encontrado e conheça mais sobre seus benefícios.

O que é o ômega 3

Enquanto a grande tendência alimentar da sociedade moderna é aumentar o consumo de ômega 6, uma gordura geralmente encontrada em produtos industrializados e que, em concentrações inadequadas, é capaz de provocar lesões no endotélio vascular e ainda estimular o aumento da gordura visceral, o ideal seria consumir mais ômega 3, um dos ácidos graxos mais importantes do corpo humano e que possui efeito contrário ao ômega 6. Vale ressaltar a importância de uma dieta rica nesse nutriente, uma vez que ele não é produzido pelo organismo.

O ômega 3 é uma gordura capaz de melhorar o desempenho cerebral infantil. (Foto: divulgação)

Benefícios do ômega 3 na gestação

Essa gordura é capaz de proporcionar vários benefícios à gestante, que são refletidos na saúde do bebê. Entre suas propriedades mais apreciadas pelas futuras mamães está seu efeito protetor para a circulação sanguínea, uma vez que é capaz de evitar a formação de trombos, um acontecimento não muito raro em pacientes acamadas ou que não realizam deambulação e que poderia resultar em graves complicações.

Leia Também:  Verde esmeralda na maquiagem: dicas para usar

Ele ainda ajuda a potencializar o desempenho cerebral infantil, pois atravessa a barreira placentária e estimula o sistema nervoso central do feto, fazendo com que se desenvolva uma maior quantidade de sinapses, além de favorecer o desenvolvimento mais adequado da bainha de mielina axonal.

Os benefícios não param por aí. Essa gordura ainda é capaz de atuar na retina fetal, fazendo com que filhos de mães que consumiam doses regulares dessa substância apresentem desempenho melhor no campo visual e desenvolvimento neuropsicomotor, especialmente entre 6 meses a 1 ano de idade.

Recomendação diária

Por todos os benefícios que o ômega 3 na gestação, essa gordura tem seu consumo recomendado, mas ela também deve ser consumida por qualquer pessoa que deseje obter mais saúde. A dose diária indicada é de 2 a 3 gramas e, no caso das gestantes, a substância é ainda mais importante durante o final do período gestacional.

Saiba mais sobre os benefícios do ômega 3 na gestação.

Diariamente devem ser ingeridas 2 a 3 gramas de ômega 3. (Foto: divulgação)

O ômega 3 é uma gordura que apresenta vários benefícios para o organismo e por isso deveria ser consumida regularmente. Essa substância se faz ainda mais importante para mulheres gestante, que através do consumo adequado de alimentos ricos nesse nutriente, podem beneficiar tanto a si própria como também ao feto.

Top