Olinda: pontos turísticos, atrações

Olinda é uma bela cidade localizada no estado de Pernambuco, e por ter sido fundada no ano de 1535, o município abriga muitas riquezas…

Olinda é uma bela cidade localizada no estado de Pernambuco, e por ter sido fundada no ano de 1535, o município abriga muitas riquezas históricas, belas construções coloniais e diversas histórias. Uma das histórias mais antigas contadas no local é justamente sobre a origem do nome da cidade, pois uma lenda diz que ela surgiu quando o fundador do município, Duarte Coelho, viu o local. Coelho teria dito: “Oh, linda situação para se construir uma vila!” e então a vila se transformou na maravilhosa Olinda.

Cem anos após sua fundação, Olinda foi invadida por holandeses que tomaram totalmente a cidade e atearam fogo a tudo, dizendo que ela era muito difícil de ser protegida. Em 1954 os portugueses retomaram seu poder sobre a cidade e então construíram diversas igrejas e prédios exatamente como eram antes do grande incêndio.

Há cerca de 30 anos Olinda foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, o que tornou o local um prato cheio para turistas de todo o mundo que sempre se amimam a conhecer locais tombados pela organização. Um dos maiores atrativos da cidade é a grandiosa beleza natural, além dos antigos prédios que incluem mosteiros, igrejas coloniais, restaurante com comidas típicas, o folclore e os famosos bonecos gigantes. Conheça alguns pontos turísticos e atrações de Olinda!

Alto da Sé

O Alto da Sé é a área mais alta da cidade e por isso proporciona listas vistas de todo o local. Acredita-se que o fundador de Olinda tenha chegado a região através deste local, e ao contemplar toda a beleza natural, decidiu instalar sua vila naquela área. Do alto é possível ver os prédios históricos em meio a milhares de coqueiros e ao mar ao fundo, com suas águas claras e limpas.

Igreja do Alto da Sé

A Igreja do Alto da Sé conta um pouco da historia da cidade, pois foi construída em 1540, e esta repleta de belezas como a arquitetura antiga e grande valor histórico. A fachada em estilo marianista já passou por diversos estilos arquitetônicos ao longo dos séculos e conta com duas torres e grandes portas de madeira que nos transportam a uma outra época.

Convento de São Francisco

Local belíssimo composto por uma igreja, um convento e uma sacristia que são decorados com os belíssimos azulejos portugueses, todos decorados com pinturas antigas.

Igreja e Mosteiro de São Bento

A Igreja e Mosteiro de São Bento oferecem um belo exemplo de arquitetura barroca, e apesar de terem sido construídos em 1540 e reconstruídos em 1640, após a invasão dos holandeses, ainda conserva diversos detalhes que nos remetem diretamente a aquele tempo antigo. O maior destaque da igreja é o alta-mor constituído de madeira de cedro e folheado a ouro que chegou a ser exposto em um museu de Nova York.

Top