Olimpíada Brasileira de Matemática 2014 – Inscrições

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) acontece anualmente no Brasil desde 1979. Ela tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela matemática, melhorar…

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) acontece anualmente no Brasil desde 1979. Ela tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela matemática, melhorar o ensino da disciplina e também descobrir jovens talentos.

A Olimpíada descobre novos talentos da matemática. (Foto: Divulgação)

A OBM contempla os estudantes do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano), Ensino Médio e Ensino Superior. As provas são aplicadas em quatro níveis, sendo que o grau de dificuldade varia conforme a escolaridade dos alunos.

A competição de matemática mobiliza estudantes de instituições públicas e privadas de todo o país. Os participantes que conquistam as melhores notas recebem medalhas de ouro, prata e bronze. Estes mesmos medalhistas também podem contar com a oportunidade de participar de uma equipe que representa o Brasil em olimpíadas internacionais de matemática.

Inscrições abertas para OBM 2014

As inscrições para a Olímpiada Brasileira de Matemática permanecem abertas até o dia 9 de maio. Todas as escolas brasileiras podem participar, basta preencher a ficha disponível no site oficial da competição.

Ao realizar o cadastro, é importante ter em mãos os seguintes dados: código da escola no INEP (Instituto Nacional de Estudos de Pesquisas Educacionais), endereço, telefone, e-mail e CPF do professor responsável.

Acesse o site da OBM para fazer a inscrição agora mesmo.

Os participantes com melhor desempenho são premiados com medalhas. (Foto: Divulgação)

Datas da OBM 2014

A prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática será aplicada no dia 3 de junho. Ela terá em média 25 questões de múltipla escolha. A 2ª fase está programada para o dia 6 de setembro e será uma prova mista, com cálculos mais complexos. Os alunos com melhor desempenho nas duas primeiras etapas seguem para a 3ª fase, nos dias 25 e 26 de outubro.

Leia Também:  Adolescentes felizes tem maior renda na vida adulta

O calendário completo da competição está disponível no site da OBM.

Dicas para se dar bem na OBM 2014

É importante se empenhar para ter um bom desempenho na competição. (Foto: Divulgação)

Faltam alguns meses para a 1ª fase da OBM 2014 e ainda resta tempo para se empenhar nos estudos. Confira a seguir algumas dicas para ter um bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática:

• Os estudantes precisam elaborar um cronograma de estudos para dar conta do conteúdo. Esta organização com certeza fará a diferença na hora da prova.

• Não basta apenas ler a teoria durante os estudos. Para realmente dominar a matemática, é fundamental realizar vários exercícios.

• É essencial baixar as provas e gabaritos das edições anteriores da Olímpiada Brasileira de Matemática. Desta forma, fica mais fácil conhecer o estilo das questões e os assuntos mais abordados. No site oficial da OMB é possível encontrar os arquivos para download.

• Se o aluno tiver dúvidas na hora de estudar para a Olimpíada de Matemática, ele deve leva-las para a sala de aula e pedir ajuda do professor.

Top