Olimpíada Brasileira de Matemática 2011

PUBLICIDADE

Disputada pela primeira vez em 1979, a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) é hoje uma das maiores provas de matemáticas do Brasil. Seu maior objetivo é estimular o estudo da Matemática entre os alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria dos estudos e descobrir jovens talentos.

A competição é aberta para todos os estudantes do Ensino Fundamental (a partir do 6° ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para participar a escola deve fazer seu cadastro entrando em contato com o coordenador regional e nomeando um professor representante  da Olimpíada na escola ou universidade. O cadastro é feito via internet entre os meses de fevereiro e abril, porém caso um aluno queira participar da competição e sua escola não está matriculada, o aluno pode entrar em contato com o coordenador regional da olimpíada.

Ela apresenta 4 níveis:

PUBLICIDADE

Nível 1 –  destinados para alunos matriculados no 6° ou 7° ano do ensino fundamental.

Nível 2 – para alunos matriculados no 8° ou 9° ano do ensino fundamental, ou que tenham terminado o este ensino menos de um ano antes da prova e não tenham ingressados no ensino médio.

Nível 3 – para alunos que cursam qualquer ano do ensino médio ou que tenham concluído o mesmo a menos de um ano e não tenham ingressados no ensino superior.

Nível Universitário – destinado para alunos de graduação que ainda estejam cursando qualquer curso ou período.

As provas são realizadas em diversas fases, cabe a escola se responsabilizar em enviar os formulários de seus alunos para que eles possam passar para uma possível próxima fase. Cada fase tem sua própria prova e exige conhecimentos maiores.

São oferecidos premiações aos melhores alunos que obtiveram as melhores pontuações finais. Estes prêmios são chamados de Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze. A banca pode também oferecer Menções Honrosas. Os alunos que se destacarem participarão de cerimônias e poderá também trazer prestígio à escola e aos professores que também poderão ganhar certificados de honra. Estes também podem ser selecionados para representar o país em outras olimpíadas fora do Brasil.

PUBLICIDADE

A primeira fase para os níveis 1, 2 e 3 acontecerão agora no mês de junho no dia 18 e para o nível universitário acontecerá no dia 03 de setembro.

Cabe então ao aluno estudar e se dedicar para mostrar o seu potencial perante a si e a todos que estão à sua volta, este é um prêmio e uma lembrança que ficará guardada por toda a vida.

Todas as dúvidas e informações necessárias você pode verificar no site da OBM em www.obm.org.br.

Leia também:

1 comentário

  • Eu queria sabeer se já começaram as inscriçoes para a prova ! e se nas escolas publicas aqui de fortaleza.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.