Olho Vivo SPTrans: como funciona

O uso de transporte público nas grandes cidades é algo que faz parte do dia a dia de seus habitantes. Na região metropolitana de…

Por Paulo Lima em 03/04/2012

O Olho Vivo da SPTrans permite ao usuário acessar uma série de informações sobre o transporte público de São Paulo.

O uso de transporte público nas grandes cidades é algo que faz parte do dia a dia de seus habitantes. Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, 6 milhões de pessoas fazem do transporte público seu veículo diário. Para atender essa demanda é necessário um sistema eficiente que possa cuidar de todas as linhas que operam no município. Esta é a missão da SPTrans, órgão responsável pela gestão das empresas privadas que atuam no transporte público de São Paulo.

O sistema é composto por empresas e cooperativas que são responsáveis pela operação de 15 veículos em aproximadamente 1.300 linhas. Fundada em1995, a companhia trouxe vários benefícios ao transporte coletivo da região, como melhorias no desempenho operacional dos principais corredores da cidade, serviços de atendimento aos portadores de deficiência física e muito mais.

Desde a sua fundação, a SPTrans criou uma série de serviços para garantir a comodidade dos passageiros.

Diversos serviços foram criados visando à comodidade dos passageiros. Entre eles, está o Olho Vivo, sistema de monitoramento, implantado em 2008, que permite ao usuário acompanhar a localização dos ônibus, velocidade média, tempo de percurso e outras informações. Trata-se de uma ferramenta prática, que veio para facilitar a vida de quem necessita dos veículos públicos para andar pela cidade.

Para ter acesso a este serviço, você deve acessar o site do sistema Olho Vivo. Em seguida, clique em uma das opções disponíveis (De Olho na Linha, De Olho no Ponto e De Olho no Corredor) e digite a linha ou a parada de corredor sobre a qual você deseja saber.

Outra alternativa para obter as informações que precisa é acessar o menu “Selecione um Corredor”. Então, basta escolher o corredor que você quer pesquisar para ter acesso às diferentes paradas disponíveis, com visualização de mapas, horários e muito mais.

No site Olho Vivo, você pode acessar horários, mapas e uma série de ferramentas para programar melhor sua viagem.

Com este sistema, é possível conferir o trajeto que o ônibus irá percorrer, velocidade média das linhas, enfim, uma série de dados que podem te ajudar a programar cada passo de sua viagem. Tudo isso está disponível gratuitamente através da internet; só são necessários alguns cliques para que a informação apareça na tela do seu computador.

O Olho Vivo da SPTrans ainda conta com um sistema de filtro que facilita a sua busca. A pesquisa pode ser feita de modo muito mais prático, sem perca de tempo. Aproveite as vantagens desta excelente ferramenta e acompanhe de perto tudo o que acontece no transporte público de São Paulo sem gastar um centavo por isso.

Top