Óleos para hidratar e selar pontas duplas nos cabelos

Você já ouviu falar dos óleos para hidratar e selar pontas duplas nos cabelos? Diversos tipos de óleos, como argan, coco e abacate podem…

Por Redacao em 29/07/2014

Você já ouviu falar dos óleos para hidratar e selar pontas duplas nos cabelos? Diversos tipos de óleos, como argan, coco e abacate podem ser usados puros ou adicionados a outros produtos. Podem ser encontrados em qualquer farmácia ou loja de cosméticos, disponíveis em fórmula pura ou adicionados a outros produtos, como máscaras de hidratação ou condicionador. Para cada tipo de cabelo, o uso de óleos deve ser diferente, cabelos crespos, encaracolados, secos, ressecados e mistos podem receber o produto diariamente, mas quem tem cabelo oleoso deve fazer uso de uma a duas vezes por semana.

Óleos para hidratar e selar pontas duplas nos cabelos - Óleos trazem diversos benefícios para o cabelo, entre eles está a restauração de pontas duplas (Foto: Divulgação)

Confira: Corte de cabelo das atrizes de O Rebu

Óleos para hidratar e selar pontas duplas nos cabelos

Existem diversas causas que determinam o aparecimento de pontas duplas nos cabelos. Pessoas que tem uma dieta pobre em vitaminas e proteínas, têm maior probabilidade de apresentar pontas duplas nos cabelos. É importante ter uma dieta rica em colágeno, pois essa proteína natural fortalece os cabelos e evita o aparecimento das pontas duplas. Se expor ao sol sem proteger o cabelo também pode ser uma das causas. O ressecamento causado por chapinha em demasia, secador ou água quente do chuveiro pode causar rompimento da cutícula e córtex e as pontas duplas aparecem.

São diversos os óleos para hidratar e selar pontas duplas nos cabelos, o mais comentado ultimamente é o milagroso óleo de argan que tem benefícios de hidratação, emoliencia, suavidade, brilho e nutrição. Além desse, outros bastante citados são os de buriti, urucum, camélia, jasmim, macadâmia, coco, abacate, monoi, oliva, entre outros. E cada óleo tem sua cor, odor e benefício.

Pontas duplas podem não ter uma restauração completa mas é possível hidratá-las e melhorar seu aspecto (Foto: Divulgação)

Veja: Cuidados com joelhos e cotovelos ressecados

Veja abaixo Óleos para hidratar e selar pontas duplas nos cabelos e seus benefícios:

Óleo de Urucum

É rico em betacaroteno e atua reestruturando os cabelos e auxilia na proteção contra os raios ultravioletas.

Óleo de Monoi

Confere hidratação progressiva e duradoura, maciez e efeito reparador em cabelos secos e danificados.

Óleo de Pracaxi

É rico em ácido behênico, promove hidratação, brilho e maciez.

Óleo de Camélia

Rico em ácidos graxos, polifenóis, vitamina E e ômega, esse óleo promove a hidratação.

Óleo de Macadâmia

Contém vitamina E e ácido palmitoleico, é indicado para hidratação, nutrição e controle do frizz.

Óleo de Jasmin

Proporciona brilho, maciez e hidratação.

Óleo de Coco

Contém triglicerídeos de ácido láurico (ácido graxo principal) e vitaminas. Promove hidratação, nutrição e regeneração dos fios.

Óleo de Buriti

Rico em vitaminas C, A, E e ativos antioxidantes, é ideal para cabelos que precisam de hidratação, controle do frizz e brilho. Protege contra os raios ultravioletas.

Como usar óleos no cabelo

O fio capilar é dividido em três partes: a medula, o córtex e a cutícula. No cabelo saudável, essas três camadas são completamente unidas e seladas (Foto: Divulgação)

Os óleos podem ser usados de diferentes maneiras, de acordo com a necessidade do cabelo. Veja abaixo maneiras de usar óleos no cabelo:

Leia também: Dormir bem ajuda a emagrecer

  • Antes de ir para a praia ou piscina aplique nos cabelos, sempre evitando a raiz – nesse caso protege do sal e do cloro.
  • Para melhorar a máscara de tratamento – basta pingar algumas gotinhas antes de aplicar o produto nos cabelos e deixar agir por alguns minutos.
  • Antes da escova – com os fios ainda úmidos aplique poucas gotas e seque normalmente com secador (evite passar óleo nos cabelos quando for utilizar chapinha ou babyliss). Essa dica é para quem vai fazer escova ou deixar secar naturalmente.
  • Pré-lavagem – antes de lavar com o xampu, aplique algumas gotinhas no comprimento e pontas e deixe por alguns minutos.
  • Após lavar os cabelos, com os fios ainda úmidos ou depois de secos, aplique nas pontinhas – o óleo faz as vezes de um finalizador com efeito de controle do frizz ou de selar as pontas duplas.

Top