Óleo de coco atua contra cárie dentária e afta, diz pesquisa

Um estudo realizado pelo Instituto Athlone de Tecnologia, na Irlanda, revelou que o óleo de coco atua contra cárie dentária e afta. Esta descoberta…

Por Isabella Moretti em 05/09/2012

Um estudo realizado pelo Instituto Athlone de Tecnologia, na Irlanda, revelou que o óleo de coco atua contra cárie dentária e afta. Esta descoberta acrescenta mais funções para a substância que tem se tornado cada vez mais popular na área de estética e saúde. Os resultados completos da pesquisa foram divulgados recentemente na conferência de microbiologia na Universidade de Warwick, no Reino Unido.

O óleo de coco acaba com as bactérias causadoras das cáries e os fungos responsáveis pelas aftas. (Foto:Divulgação)

Óleo de coco contribui com a saúde oral

Para chegar à conclusão de que o óleo de coco atua como um poderoso antibiótico natural que auxilia nos cuidados com a boca, os pesquisadores realizaram testes para avaliar a ação antibacteriana do produto.

Em seu estado natural e também com as enzimas modificadas, o óleo de coco foi usado para combater as bactérias ‘Streptococcus’, que costuma causar problemas bucais como as cáries. O produto alterado em laboratório foi capaz de inibir o crescimento dos micro-organismos.

O óleo de coco modificado em laboratório também demonstrou ação contra fungo Candida albicans, principal responsável pela formação de aftas na boca. Com mais esta descoberta, a substância está sendo considerado um poderoso componente para as fórmulas de produtos comerciais, que visam os cuidados com a saúde oral.

Veja também: Óleo de coco em cápsulas – onde comprar

Óleo de coco promete beneficiar a saúde oral. (Foto:Divulgação)

Segundo Damien Brady, coordenador da pesquisa, a cárie é um problema que afeta 60% a 90% das pessoas que vivem nos países industrializados, mas na maioria das vezes o problema é ignorado. A inclusão do óleo de coco em alguns produtos promete tornar mais eficaz o combate às infecções microbianas e superar a resistência aos antibióticos.

Benefícios do óleo de coco

Além de lutar contra os micro-organismos causadores de cáries e aftas, o óleo de coco também proporciona outros benefícios, tanto para a saúde como para a estética. O produto, quando consumido adequadamente, oferece as seguintes vantagens para o corpo humano:

O óleo controla o colesterol, ajuda a emagrecer e previne doenças. (Foto:Divulgação)

– Pelo fato de ser uma substância termogênica, o óleo de coco contribui com o emagrecimento e perda de gordura abdominal;

Saiba mais: Perda de peso: óleo de coco para emagrecer

– Uma colher de sobremesa de óleo de coco pela manhã ajuda a combater os vermes intestinais;

– O óleo de coco diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bombom (HDL);

– Consumir óleo de coco também ajuda a reforçar o sistema imunológico;

– Mantém os ossos fortes, por isso combate doenças como a osteoporose;

– Já está comprovado que o óleo de coco reduz os sintomas da ressaca, pois protege o fígado dos efeitos tóxicos do álcool;

– Ingerir óleo de coco é também uma forma de estimular a função da tiroide, evitando o desequilíbrio do metabolismo;

– O costume de ingerir o óleo de coco também colabora com a prevenção de câncer de mama e doenças neurodegenerativas.

Top