Óleo de borragem: o que é, benefícios

O uso de óleos vegetais tem se tornado cada vez mais frequente. As diferentes espécies de plantas presentes na natureza são fontes de incontáveis…

O uso de óleos vegetais tem se tornado cada vez mais frequente. As diferentes espécies de plantas presentes na natureza são fontes de incontáveis substâncias benéficas ao organismo, cada qual agindo à sua maneira. Para quem deseja perder peso, combater a ansiedade, depressão e outros sintomas da TPM e, ainda, fornecer ao corpo ácidos graxos e combater o envelhecimento, o óleo de borragem tem se mostrado um importante aliado. Saiba mais.

O óleo é extraído de uma planta selvagem (Foto: Divulgação)

O que é óleo de borragem

O óleo de borragem é extraído das sementes de uma planta, conhecida como borragem, que é originária do sul da Europa. A plantinha cresce de forma selvagem, em sólidos férteis e úmidos, às margens de estradas e encostas. A borragem é conhecida pelas suas flores azuis, rosa ou brancas e por conter pelos, que cobrem seus caules e folhas.

O produto é vendido na forma de cápsulas, que devem ser consumidas segundo indicações médicas. Apesar de ser um produto natural e de origem vegetal, é importante seguir orientações, ao optar pelo seu uso.

Benefícios do óleo de borragem

O óleo de borragem é encontrado em cápsulas (Foto: Divulgação)

São inúmeros os benefícios do óleo de borragem. Primeiramente, ele é uma importante fonte de ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6), que agem sobre a estrutura celular da pele e fornecem GLA (Ácido Gama Linolênico). Somado à ausência de aditivos químicos, o óleo tem ação antioxidante e é fonte de vitamina E, que reduzem o envelhecimento causado pelos radicais livres.

É notável a ação anti-inflamatória do óleo de borragem, que combate, além de outros males, a obesidade. Esta, que também se caracteriza por inflamações no tecido adiposo, é acentuada pela dificuldade de se combater as toxinas presentes nos tecidos – o que a borragem faz.

Leia Também:  Massagem com bambu para tratar celulites

Dores nos seios, retenção de líquidos, depressão e irritabilidade, que são sintomas comuns da TPM, podem ser combatidas com óleo de borragem. Desconfortos pós-menstruais também são diminuídos, com o uso do produto. Isso porque ele atua na regulação de hormônios, durante o ciclo menstrual.

A borragem também auxilia no combate ao peso (Foto: Divulgação)

É também muito conhecido o uso terapêutico do óleo de borragem para combater problemas como a psoríase e eczemas. No sistema nervoso, ele também atua no melhoramento da comunicação entre os neurônios.

Além disso, o óleo de borragem também atua na reconstrução do fígado e é usado para o tratamento de alcoólatras. Nos diabéticos, o produto também melhora a ação da insulina e evita a proliferação de células anormais, no organismo.

Top