Olá, Turista: Curso de Idiomas Gratuitos Ministério do Turismo

  O Ministério do Turismo junto com a Fundação Roberto Marinho lançaram  um programa de capacitação em cursos de idiomas gratuitos intitulados “Olá, Turista“, que foi…

Por Editorial MDT em 16/07/2010

 

O Ministério do Turismo junto com a Fundação Roberto Marinho lançaram  um programa de capacitação em cursos de idiomas gratuitos intitulados “Olá, Turista“, que foi uma grande oportunidade para todos os brasileiros. Profissionais ligados a área de turismo tiveram a chance de fazer cursos gratuitos de inglês e espanhol para qualificação na modalidade a distância (ead).

Este foi um programa inovador, aqueles que tiveram interesse  se inscreveram diretamente pela internet no endereço olaturista.org.br, dentro do site seguindo as instruções e escolhendo o curso que deseja se qualificar. Os cursos foram voltados para profissionais da área do turismo tais como: recepcionistas, motoristas, taxistas, artesãos, etc ou seja, aqueles que necessitam se comunicam diretamente com os turistas na copa do mundo de 2014 mostrando o que o Brasil tem de melhor.

Os pré-requisitos foram, idade mínima de 18 anos, e estar associado com alguma cooperativa ou mesmo sindicato que já participava do programa Olá, Turista. O curso foi totalmente online, que podia ser feito no período disponível para os estudos.

Com um total de 80 horas os cursos olaturista.org.br teve certificados e foi dividido em três módulos: básico, regional e profissional.

Foi divulgada a participação dos alunos por área de atuação, veja quais foram os profissionais que estavam atrás dos cursos Olá, Turista do Ministério do Turismo:

  • Profissionais da Área de Segurança e Saúde – 27%;
  • Profissionais da Área de Serviços Turísticos – 22%;
  • Profissionais da Área de Hotelaria – 19%;
  • Profissionais da Área de Atrativos Turísticos – 13%;
  • Profissionais da Área de Comércio – 11;
  • Profissionais da Área de Transportes – 6%;
  • Profissionais da Área de Gastronomia – 3%.
  • A datas para divulgação do Projeto Olá, Turista em outros estados do Brasil foram:
  • Dia  12/07 – Será divulgado no Rio Grande do Norte (Natal);
  • Dia 13/07 – Será apresentado no Mato Grosso (Cuiabá);
  • Dia  15/07 – Começa a divulgação no Distrito Federal (Brasilia);
  • Dia  16/07 – O Estado de Minas Gerais e Rio Grande do Sul (Belo Horizonte e Porto Alegre);
  • Dia  19/07 – Divulgação no Paraná (Curitiba).

Como Funciou os Cursos

Em algumas regiões muitos alunos não tiveram acesso a internet, para resolver este problema alguns locais como Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Amazonas e Bahia disponibilizaram acesso a internet gratuita além de recursos multimídia e orientação de monitores, facilitando e muito os alunos do programa Olá, Turista.

Alguns de vocês leitores devem estar se perguntando quem desenvolveu essa idéia ? O programa Olá, Turista foi idealizado  pela Education First (EF) uma escola renomada que existe há mais de 45 anos. os cursos de inglês e espanhol são orientados para que os alunos utilizem a conversação com ajuda de professores online além de atividades individuais.

O interessante é que tanto alunos com conhecimentos básicos quanto aqueles já tem um conhecimento avançado podem atingir o nível máximo de aproveitamento. O curso tem duração de 12 meses.

Sobre o Site www.olaturista.org.br

O site  trazia todas as informações necessárias para realizar o curso online. Um recurso interessante é a utilização de comunidades, os alunos poderiam interagir com outros países trocando experiências e participando de grupos de discussões locais.

Outras informações podem ser lidas também no link: www.olaturista.org.br, aqui mesmo do blog. O programa foi encerrado em 2011.

A seguir um vídeo com dicas do projeto.

Como se inscrever no Olá, Turista.

Outras informações podem ser obtidas pelo site no link Fale Conosco ou mesmo através do telefone gratuito 0800-77-38696.

Site Olá, Turista: www.olaturista.org.br.

Top