Óculos Inteligentes

   Foram desenvolvidos por pesquisadores japoneses óculos inteligentes que tem a capacidade de gravar tudo o que a pessoa que está usando os óculos…

 

 Foram desenvolvidos por pesquisadores japoneses óculos inteligentes que tem a capacidade de gravar tudo o que a pessoa que está usando os óculos vê e reconhecer os objetos na imagem.

Os óculos têm uma câmera de vídeo e um pequeno projetor, ligados a um computador equipado com software que, de acordo com o Dr. Yasuo Kuniyoshi, criador do projeto, é o mais avançado sistema de reconhecimento de objetos no mundo.

O aparelho é uma das formas que os cientistas procuram para usar a tecnologia para complementar e melhorar nossa experiência no mundo real, num conceito batizado de “augmented reality”, em inglês.

Ao colocar os óculos, a pessoa caminha por um local filmando os objetos do dia-a-dia e os identificando: “este é meu celular”, “estas são as chaves do carro”, por exemplo. Dessa forma o computador aprende a identidade dos objetos e armazena a informação em um banco de dados. Mais adiante, quando a pessoa estiver procurando as chaves, é só perguntar “onde estão minhas chaves?”. O computador irá pesquisar as imagens que foram feitas e projetar, na lente dos óculos, um clipe mostrando o último local onde elas foram vistas.

Conforme o Prof. Kuniyoshi, no futuro seu sistema poderá ser integrado a bancos de dados, o que daria ao usuário acesso a todo um universo de informações sobre o que vê no dia-a-dia, como pr exemplo, a espécie exata de um animal ou informações atualizadas sobre um amigo que você não vê a tempo.

Por enquanto não há previsão para chegada dessa curiosa tecnologia ao mercado.






Top