Óculos: como escolher de acordo com o rosto

Os óculos de sol são mais que um simples acessório de verão. Esses itens devem ser escolhidos com muita atenção para evitar danos a…

Por Élida Santos em 26/12/2012

Os óculos de sol são mais que um simples acessório de verão. Esses itens devem ser escolhidos com muita atenção para evitar danos a visão, que é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Por isso, fique atento com relação a qualidade das lentes e procure comprar esse tipo de produto somente em óticas, para evitar o uso de itens sem qualidade que em contato com os raios solar façam mal para à saúde ou não exerça a sua função de proteção de modo adequado.

Leia mais sobre: Óculos de sol para rosto fino

Aprenda a escolher o tipo certo de óculos para o seu rosto (Foto: Divulgação)

Tanto os óculos escuros quanto os convencionais merecem uma atenção também com relação a escolha da armação, já que é essencial sentir-se confortável e bonita com o acessório. O mercado desse setor oferece inúmeras opções de lentes e armações, e fica difícil não achar algum que fique bem em você. Para auxiliar quem quer escolher os óculos mais adequado ao seu formato do rosto, separamos a seguir algumas dicas:

Óculos quadrados para rostos redondos (Foto: Divulgação)

Óculos para rosto redondo

As pessoas com o rosto mais redondo geralmente querem deixá-lo menos arredondado. Quem usa óculos pode conseguir esse efeito fazendo o bom uso do acessório. Modelos geométricos e com lentes mais claras ficam perfeitos em pessoas com rosto redondo. As melhores armações de óculos de grau ou de sol para quem quer suavizar os traços mais arredondados da face são as quadradas porque as linhas retas criam a ilusão de que o rosto é mais fino.

Óculos discretos para quem ter rosto triangular (Foto: Divulgação)

Rosto triangular: óculos discretos

Para quem tem o queixo mais fino e o rosto mais no formato triangular o tipo certo de óculos são os que deixam a testa mais discreta. Óculos grandes devem ficar de fora dessa escolha de acessório. Para que o óculos fiquem bem em você escolhas cores de armações discretas ou até aqueles itens que não usam armação.

Quem tem rosto oval usa o que quiser (Foto: Divulgação)

Óculos para rosto oval

O tipo de rosto mais privilegiado tanto para o corte de cabelo, como para escolha de acessórios, é o oval. Quem tem a face nesse formato pode ficar feliz, pois fica bem com praticamente qualquer tipo de armação de óculos. Nesse caso a dica é experimentar e escolher a que você acha que combina mais com o seu estilo.

Veja também: Como escolher o óculos de sol ideal

Óculos de esportista para quem tem face comprida (Foto: Divulgação)

Tipo de óculos para pessoas com o rosto comprido

Quem tem um rosto mais fino e comprido deve optar pelos óculos do tipo que tradicionalmente os esportistas adoram. Os óculos grandes ficam muito bem, pois deixam a face com um formato mais arredondado deixando os traços menos marcantes.

Face quadrada pede óculos redondos (Foto: Divulgação)

Rosto quadrado: use óculos arredondados

Quem possui um formato de rosto mais redondo deve optar por modelos totalmente redondos ou arredondados apenas nas laterais. Óculos nesse estilo ajudam a suavizar as linhas da face tirando os traços mais quadrados de cena e a deixando mais delicada e bonita. As lentes podem ser do tom que você achar melhor, no caso dos óculos escuros.

Top