Oclusão dentária: saiba mais

A oclusão dentária é conhecida como fechamento da boca, sendo o momento onde ocorre o encontro e contato dos dentes superiores com inferiores. Existem…

A oclusão dentária é conhecida como fechamento da boca, sendo o momento onde ocorre o encontro e contato dos dentes superiores com inferiores. Existem diferentes tipos de oclusão que podem ser prejudiciais para os dentes. Saiba mais sobre a oclusão dentária.

A oclusão dentária é o encontro entre os dentes superiores e inferiores. (Foto: divulgação)

O que é oclusão dentária

A oclusão dentária é o contato entre os dentes da arcada superior com a inferior durante o fechamento da boca. Sob condições normais, os dentes superiores devem levemente encobrir os inferiores, ou seja, o arco superior deve ser pouca coisa maior que o inferior. Qualquer alteração que aconteça nesse mecanismo pode causar danos nas estruturas como dentes, ossos, gengivas, músculos, ligamentos e articulações.

Veja também sobre a ortodontia, correção dos dentes tortos 

Sinais e sintomas de má oclusão dentária

  • Perda de um ou mais dentes devido a perda óssea ou por fraturas dos dentes;
  • Desgaste dos dentes;
  • Dores de cabeça, dor e zumbido nos ouvidos;
  • Desvios posturais;
  • Retração da gengiva, tornando uma parte do dente mais sensível. Além de causar desconforto ao consumir alimentos frios e doces;
  • Problemas na articulação têmporo-mandibular.

    A má oclusão dentária pode provocar desgaste nos dentes. (Foto: divulgação)

Tipos de oclusão dentária

  • Tipo I: oclusão normal, onde o a arcada dentária superior se encaixa perfeitamente com a inferior;
  • Tipo II: o indivíduo parece não ter queixo, já que o arco superior é maior que o inferior;
  • Tipo III: a pessoa tem um queixo bastante proeminente, pois o arco dentário superior é menor que o inferior, ocorrendo uma grande desproporção entre os arcos.

Tratamento para oclusão dentária

O tratamento para os problemas de oclusão dentária utiliza vários mecanismos como o uso de aparelhos ortodônticos, elásticos intermaxilares para o tipo II, extrações dentárias e em casos mais graves, as cirurgias também podem ser indicadas. Em caso de surgirem os sinais e sintomas o dentista deverá ser consultado para avaliar o caso e indicar qual o tratamento mais indicado.

A má oclusão dentária deve ser tratada. (Foto: divulgação)

Veja também como funciona a cirurgia ortognatica 

Leia Também:  Complemento Alimentar, Ração Humana

A oclusão dentária é caracterizada pelo encontro dos dentes superiores com os inferiores. Em alguns casos, esse encontro ocorre de forma inadequada, sendo chamada de má oclusão dentária. Existem vários tipos de tratamento para esse problema e o dentista deve ser consultado o mais rápido possível para evitar problemas ainda maiores.

Top