Obrigatoriedade do Enem: saiba mais

Na matéria “Obrigatoriedade do Enem: saiba mais”, você vai entender porque o Exame Nacional do Ensino Médio é tão importante na vida dos estudantes…

Na matéria “Obrigatoriedade do Enem: saiba mais”, você vai entender porque o Exame Nacional do Ensino Médio é tão importante na vida dos estudantes brasileiros. Também vai compreender o quanto ele é obrigatório para participar de programas do Governo Federal.

Obrigatoriedade do Enem: saiba mais. Foto: Ilustrativa.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é responsável por facilitar o ingresso no Ensino Superior e também por avaliar a qualidade das escolas. A cada ano, a avaliação tem se tornado mais importante no Brasil, sendo decisiva para conseguir entrar em uma boa universidade ou conquistar uma bolsa de estudos.

Leia mais: Cursos de Redação Para o Enem 2015

Obrigatoriedade do Enem: saiba mais

Em 2013, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou um projeto de lei que torna o Enem obrigatório para os concluintes do Ensino Médio. Entenda o projeto de obrigatoriedade do Enem: saiba mais:

Enem pode se tornar obrigatório

Existe um projeto de lei que quer tornar o Enem obrigatório para concluintes do Ensino Médio. Foto: Ilustrativa

O projeto que faz do Enem um item obrigatório no currículo do estudante foi criado pelo senador Anibal Diniz (PT-AC). Na próxima reunião do senado, o tema voltará a ser abordado e terá votação em turno suplementar. Se for aprovado, o projeto segue para a análise da câmara, sem passagem pelo Plenário.

De acordo com o projeto de lei (PLS 696/2011), o Enem será obrigatório para todos os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A obrigatoriedade do exame em todo Brasil, no entanto, acontecerá de forma progressiva.

O governo justificou a decisão de tornar o Enem obrigatório por causa da importância que o exame assume para a educação básica. A prova merece ser valorizada como um instrumento de avaliação de ensino. A obrigatoriedade também pode desencadear mudanças curriculares e de seleção de candidatos para o ensino superior.

O Enem desempenha papel fundamental na educação. Foto: Ilustrativa

Saiba mais: Número Inscrição Enem 2015

Leia Também:  Melhores universidades do mundo 2012

A importância do Enem

O Enem existe desde 1998, mas foi em 2009 que ele assumiu um novo formato e passou a ser mais valorizado no país. A prova, realizada em dois dias, é composta por 180 questões que abrangem as principais disciplinas do Ensino Médio e uma proposta de redação (dissertativa-argumentativo).

Os resultados do Enem já estão sendo usados como único critério se seleção para as universidades federais do Brasil, que distribuem as vagas aos melhores alunos através do Sisu (Sistema Integrado de Seleção Unificada).

A nota do Enem é usada pelo SISU, PROUNI e Ciência sem Fronteiras. Foto: Ilustrativa

O Enem assume caráter obrigatório para as principais iniciativas do Ministério da Educação, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), que distribui bolsas de estudo em instituições particulares com base na nota do Enem. Para o estudante conseguir participar do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), programa que financia o curso superior, ele também precisa fazer o Enem.

Em 2013, o Enem se tornou obrigatório para as pessoas que participam do Ciência sem Fronteiras (CsF), um programa de bolsas de estudo no exterior.

Veja também: Consulte Local da Prova para Enem 2015

E aí? Aprovou a matéria obrigatoriedade do Enem: saiba mais? Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe um comentário. No mais, continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitos outros artigos que falam sobre o exame.

 

Top