Obesidade Infantil e Seus Perigos a Saúde

Saiba tudo sobre obesidade infantil e seus perigos a saúde. Foi-se o tempo em que uma criança gordinha era sinônimo de vida saudável. Hoje,…

Por Redacao em 09/04/2015

Saiba tudo sobre obesidade infantil e seus perigos a saúde. Foi-se o tempo em que uma criança gordinha era sinônimo de vida saudável. Hoje, passar a infância acima do peso aumenta as chances de desenvolver doenças e afeta a qualidade de vida.

Obesidade Infantil e Seus Perigos a Saúde. (Foto: Divulgação)

Segundo pesquisas realizadas pela da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) os casos de obesidade em crianças e adolescentes no Brasil vem aumentando a ponto de se igualar com os EUA. Um dos problemas está nos hábitos alimentares dos brasileiros que imitam muito o dos americanos, por exemplo, abusar do açúcar e ingerir muito carboidrato.

O endocrinologista Walmir Coutinho, presidente da Federação Latino-Americana de Sociedades de Obesidade, diz que se o Brasil não tentar reverter essa situação o problema vai piorar cada vez mais resultando em uma situação mais grave do que a dos EUA.

Leia mais: Crianças obesas apresentam maiores riscos para problemas cardíacos

Obesidade Infantil e Seus Perigos a Saúde

Causas da obesidade infantil

Hoje em dia, os alimentos mais baratos são os industrializados e eles contém um alto índice de açúcar e gordura. Muitas crianças acabam consumindo esses tipos de produtos com muita frequência e isso contribui para obesidade.

As crianças passam horas e horas assistindo TV e se alimentando de fast food. (Foto: Divulgação)

Com as novas possibilidades de entretenimento, anunciadas pelas tecnológicas, as crianças estão abandonando o hábito de brincar ao ar livre e, em consequência, não praticam exercícios físicos. Elas passam horas na frente da televisão ou do computador, desfrutando de uma vida sedentária que contribui com o ganho de peso.

Além do fato de que uma criança obesa tem muitas chances de se tornar um adulto obeso existem outros perigos que envolvem a saúde, visto que a obesidade aumenta o risco de desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Veja também: Tratamentos para Obesidade Infantil Onde Encontrar

Recentemente, alguns estudos revelaram que a falta de aleitamento materno é responsável pela obesidade na infância. Os estímulos que o bebê recebe no primeiro ano de vida é determinante para definir as suas preferências futuras no que diz respeito a alimentação.

Como a obesidade infantil prejudica a saúde?

A criança obesa pode desenvolver diabetes e problemas cardíacos. (Foto: Divulgação)

É importante conhecer mais sobre a obesidade infantil e seus perigos a saúde. O excesso de peso pode resultar em grandes transtornos na vida da criança, incluindo:

– Diabetes
– Pressão alta
– Distúrbios do sono
– Dificuldade respiratória
– Colesterol alto
– Desvios de coluna
– Problemas com os ossos e articulações
– Doenças cardiovasculares
– Problemas no fígado

Como se não bastasse os problemas físicos, a criança vai enfrentar problemas de autoestima que podem dificultar os seus relacionamentos e aprendizado escolar.

Como evitar a obesidade infantil?

É preciso estimular a prática de exercícios físicos e uma dieta saudável. (Foto: Divulgação)

Para que a criança não sofra com os males da obesidade infantil, ela precisa adotar hábitos saudáveis. Os pais devem evitar a compra de alimentos industrializados e incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras. Também é fundamental estimular os exercícios físicos e controlar o tempo que o filho passa na frente da televisão ou computador. Se a criança já é gordinha, um nutricionista pode ser de grande ajuda para o processo de reeducação alimentar.

Confira: Brincadeiras infantis que evitam a obesidade

O Brasil precisa se conscientizar sobre a complexidade do problema de obesidade infantil e seus perigos a saúde. Ter a consciência de que a obesidade é uma doença, um problema de saúde grave caso contrário, o futuro será de pessoas obesas e com sérios problemas de doenças.

 

Top