Obesidade infantil: como identificar e tratamentos

Obesidade infantil: como identificar e tratamentos. É sobre isso que vamos comentar na matéria a seguir, trazendo informações importantes para ajudar no combate a…

Por Andre em 14/10/2015

Obesidade infantil: como identificar e tratamentos. É sobre isso que vamos comentar na matéria a seguir, trazendo informações importantes para ajudar no combate a essa perigosa doença, que tem crescido bastante no Brasil.

Obesidade infantil: como identificar e tratamentos (Foto Ilustrativa)

De maneira geral, uma criança é considerada obesa quando está acima do peso normal para a sua idade e altura, entre outros fatores (confira abaixo).

A obesidade na infância pode causar uma série de complicações que serão sentidas até a vida adulta. Entre elas, estão o surgimento de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Outras consequências são a baixa autoestima e a depressão.

Obesidade infantil e seus perigos à saúde

Obesidade infantil: como identificar e tratamentos

Identificar o sobrepeso nas crianças pode ser mais complicado do que nos adultos (Foto Ilustrativa)

Como identificar a obesidade infantil? O cálculo do peso ideal das crianças é diferente da fórmula usada para os adultos. Nas crianças, também são levados em conta dados como peso, sexo, idade e altura, mas essas informações são colocadas em uma curva, devido às variações constantes da altura.

Uma opção interessante para ajudar a identificar a doença é a calculadora de IMC para crianças, disponível no site da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). Basta digitar os dados corretos de altura, peso, sexo, data de nascimento e a data em que pesou e mediu a criança, para conferir o resultado.

A má alimentação é um dos principais causadores da obesidade na infância (Foto Ilustrativa)

Além dessa medição do Índice de Massa Corporal (IMC), outra maneira de saber se a criança está obesa é procurando um médico (essa é a opção mais recomendada), que analisará o caso e poderá até pedir exames para identificar melhor o quadro clínico do pequeno paciente.

Hábitos que previnem obesidade infantil

Tratamentos para obesidade infantil

Muitas crianças fazem careta para a alimentação saudável, o que pode aumentar a possibilidade de aparecimento da doença (Foto Ilustrativa)

Com relação aos tratamentos para obesidade infantil, eles consistem, basicamente, na mudança de hábitos da criança, com o objetivo de diminuir o peso e acabar com o sedentarismo, processos que devem ser acompanhados por um pediatra e um nutricionista.

Ou seja, a opção por uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas fazem parte do tratamento para crianças obesas. O uso de medicamentos pode ser indicado em determinadas situações, como nos casos em que o sobrepeso está associado a outras doenças.

Obesidade infantil como evitar

Já a cirurgia para obesidade infantil só acontece nos casos mais severos e quando a criança ou o adolescente não consegue perder peso através dos métodos convencionais.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top